Notícias

|

As 5 Inovações que vão impactar o varejo

Fonte: Portal Novarejo

As inovações que vão impactar o varejo estão diante de nossos olhos. Nem tudo, necessariamente, é futurismo para ocorrer uma disrupção em determinados segmentos. Em entrevista exclusiva à NOVAREJO, Bruno Chimentão, Associate Director, Products & Resources Industries da Cognizant no Brasil, comenta em um bate-papo sobre o que o varejo terá de enfrentar e se adaptar daqui para frente. Confira:

Muito se fala de inovação e sua importância na nova economia, mas o que podemos classificar, de fato, como inovação voltada para o mercado?

Os consumidores buscam avidamente por novidades e as empresas para conseguir atrair a atenção desses consumidores precisam inovar, ou seja, fazer melhor, fazer diferente, acompanhar as mudanças que ocorrem de forma cada vez mais rápida nas expectativas e comportamentos dos clientes. Se formos relevantes e conseguirmos capturar a atenção do cliente, estaremos inovando.

E em que sentido a inovação é tão importante para a nova maneira de fazer negócios, em especial, no varejo?

Um dos principais focos dos varejistas é o conhecimento do seu consumidor/ shopper e do seu público alvo. Antes esse conhecimento era segmentado em grandes blocos, sem uma visão individual. Com a era digital, os varejistas estão focados no conhecimento do consumidor a nível de “indivíduo”, o que chamamos de personalização. Isto é inovação gerando relevância ao consumidor, que não quer mais ser visto como parte de um segmento, e sim considerado único.

Na arte, há um termo chamado espírito de época, que une mais ou menos os grandes nomes de determinado período em torno de um pensamento e práticas. Podemos falar que isso acontece no setor de varejo, um espírito de época em torno da inovação e da transformação digital?

Entendo que sim, porém muito mais por influência do que por convicção. O que vemos é que este espírito de época em torno da inovação e da transformação digital é visto como a forma de se tornar relevante ao consumidor. A transformação digital tem um paralelo com o que no passado se chamava de reengenharia. Revisar os modelos e processos de negócio na busca de se fazer melhor, fazer diferente. E é nisso que os varejistas apostam com a inovação e transformação digital, na análise dos micromomentos dos consumidores.

Gostaria de abordar algum ponto do momento que vivemos em direção à transformação digital no varejo?

Entendemos que 5 elementos principais impactarão o varejo nos próximos anos, sendo que em todos eles a tecnologia tem papel relevante na viabilização das ações:

1. A adoção generalizada de smartphones cada vez mais poderosos continuará a melhorar a experiência das compras on-line (e-commerce)

2. Tecnologias mais recentes como internet das coisas, realidade aumentada, inteligência artificial, blockchain terão forte impacto no varejo e em prover experiências de compra personalizadas, visando sempre atrair a atenção do consumidor

3. A integração entre loja física e on-line (“figital”)

4. Conhecimento dos consumidores e seu contexto e seu perfil de consumo por meio da coleta de dados de diferentes fontes (web sites, mobile, sensores, transações, etc) e o uso de analytics e ciência de dados para gerar insights de negócio

5. Trabalhar novos modelos de colaboração, redesenho, modernização, automatização e digitalização da cadeia de abastecimento (supply chain) visando a redução de custos e melhoria nos serviços.


Compartilhe com o universo

Compartilhar As 5 Inovações que vão impactar o varejo no Facebook Compartilhar As 5 Inovações que vão impactar o varejo no Twitter Compartilhar As 5 Inovações que vão impactar o varejo no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *