Notícias

|

Barbosa manda projeto ‘radical’ para regulamentar propaganda

Fonte: Jornal de Londrina

 

Se for aprovado como chegou ontem à Câmara Municipal, o projeto Cidade Limpa, elaborado pelo prefeito Barbosa Neto (PDT), vai proporcionar uma mudança radical na ordenação de anúncios e publicidades espalhados pelas ruas de Londrina. O prazo do projeto para que todas as adequações passem a vigorar é 31 de dezembro de 2009.

De forma geral, o projeto limita os anúncios das atividades e produtos aos locais onde elas são oferecidas aos consumidores. A regra restringe, portanto, a possibilidade de que outros negócios sejam anunciados fora de onde podem ser realizados.

Ontem mesmo, durante entrevista coletiva na Prefeitura, Barbosa afirmou textualmente que pretende “acabar com a farra” dos anúncios ilegais e despadronizados na cidade. O projeto reflete a afirmação do prefeito: como antecipou anteriormente, o Cidade Limpa extingue os outdoors, proíbe propagandas em laterais de prédios, dá fim aos totens gigantes com anúncios publicitários – limitando-os a cinco metros e apenas para anunciar o negócio onde está instalado. Igualmente extintos ficam as pinturas em muros e apliques. Durante as eleições, candidatos que utilizarem muros para propaganda terão 15 dias após a votação para retirá-la.

O projeto de lei também proíbe que placas de empresas avancem sobre a calçada – prática disseminada pelas ruas da cidade. As placas devem se limitar às fachadas dos imóveis: caso tenham até 10 metros de frente, a placa pode ter 1,5 metro quadrado. Imóveis com frente entre 10 metros e 100 metros só poderão ter anúncios que não ultrapassem 4 metros quadrados de área. Anúncios que escondam ou descaracterizem as fachadas dos imóveis também são proibidos, segundo a proposta do prefeito enviada ontem aos vereadores.

O Cidade Limpa ainda proíbe que banners ou faixas anunciem ofertas e promoções na área externa dos estabelecimentos. Até mesmo as imobiliárias foram enquadradas na proposta: anúncios do segmento ficam restritos a um metro quadrado – e dentro do terreno. Infratores podem ser multados em até R$ 1 mil – acrescidos de outros R$ 100 por metro quadrado de espaço ocupado irregularmente caso não respeitem a notificação para adequação ou retirada.

O projeto do prefeito permite que a Prefeitura entre em terrenos privados ou públicos e remova as estruturas diante da desobediência do dono. Proprietário do terreno ou do prédio onde o anúncio irregular estiver também pode ser responsabilizado – bem como o próprio anunciante.

Ontem, os vereadores mostravam-se ansiosos pelo começo da discussão sobre o tema, o que só deve ocorrer depois do parecer da Comissão de Justiça, que pode aprovar ou reprovar o prosseguimento da matéria. “Quero saber mesmo sobre o assunto. Dizem que a poluição visual tem efeitos psicológicos e que estressa o camarada na rua. Vamos ver se é isso mesmo”, disse o vereador petista Eloir Valença.

 

Por Marcelo Frazão

http://portal.rpc.com.br/jl/online/conteudo


Compartilhe com o universo

Compartilhar Barbosa manda projeto ‘radical’ para regulamentar propaganda no Facebook Compartilhar Barbosa manda projeto ‘radical’ para regulamentar propaganda no Twitter Compartilhar Barbosa manda projeto ‘radical’ para regulamentar propaganda no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *