Notícias

|

Black Friday de quase 30 dias

Fonte: Folha de Londrina

As promoções da Black Friday, que neste ano cai no dia 23 de novembro, começaram mais cedo. Em uma navegada rápida pelos e-commerce já é possível encontrar liquidações pré-black friday e as lojas físicas também devem entrar na roda. 

Os comerciantes aumentaram o tempo das ofertas para atrair mais clientes, amenizar o gargalo logístico criado pela concentração de vendas, e pulverizar os ganhos ao longo do mês. A estimativa do varejo de Londrina é de um crescimento nas vendas em torno de 7%. 

A projeção é baseada no bom desempenho do Dia das Crianças. "Estamos otimistas. Para o Dia das Crianças projetávamos 5%, mas a média, ficou em 7%, o que foi uma surpresa. Para novembro acreditamos em acréscimo não inferior de 7%", afirmou Ovhanes Gava, presidente do Sincoval (Sindicato do Comércio Varejista de Londrina). 

Os consumidores estão pesquisando preços e avaliando os produtos em preparação para a data. "Este ano, a Black Friday antecipou em uma semana, mas o comércio já está fazendo uma pré-black friday para atender o consumidor", disse Gava. 

A rede Móveis Brasília deve iniciar as ofertas no começo de novembro e intensificar no dia 23 de novembro. "No Brasil, o dia 23 não é uma data muito boa. Então, vamos começar as ofertas no começo do mês que tem salário", explicou Fernando Maurício de Moraes, diretor da rede. 

A empresa vai apostar na promoção de televisores, principalmente pela antecipação do desligamento do sinal analógico no Paraná e Santa Catarina. "A venda de TVs será o foco, mas devemos ter vários produtos em oferta. Estamos negociando com a indústria para definir os percentuais de descontos", comentou Moraes. Segundo ele, a indústria está facilitando as negociações com o varejo. 

O e-commerce GrandeEletro também deve antecipar as ofertas em novembro, de olho na pulverização das vendas. De acordo com o gerente de operações da loja on-line, Carlos Alba, os primeiros 15 dias de novembro costumam ser de poucas vendas, pois os consumidores fica no aguardo das promoções da Black Friday. 

"A venda fica represada e para quem está no dia a dia é muito ruim. Nos últimos dois anos, parte do varejo decidiu antecipar as ofertas e garantindo ao consumidor que aquele produto não estará mais barato no dia da Black Friday", explicou Alba. 

O site deve colocar alguns itens em promoção, com descontos de até 25%. "O varejo eletrônico só consegue esse valor menor na ponta porque trabalha com margens diferenciadas. As margens de lucro são de menos de 30% e você só consegue praticar descontos de itens que são negociados com a indústria. E esse relacionamento começa em janeiro e se fortalece em abril ou maio", comentou o gerente. 

A rede Muffato realiza este ano a Black November para os clientes do e-commerce (bens duráveis) e delivery. Os produtos em oferta estarão identificados com o selo da campanha e espalhados por todos os setores dos sites. A proposta da rede de supermercado é dar mais tempo aos consumidores para aproveitar os descontos e antecipar as compras de Natal. Nas lojas físicas, as promoções serão apenas no dia 23. 

PLANEJAMENTO 

Para fazer ações durante todo o mês de novembro, as empresas têm que se planejar com antecedência. O tipo de promoção varia com a estratégia do empreendedor. Se o objetivo é atrair novos clientes, vale investir em descontos agressivos, para a chamar a atenção, aliados a bom atendimento. 

"Não adianta fazer uma ação que conquista 10 mil clientes e atendê-los de forma ruim, porque essas pessoas não vão mais comprar na loja", disse Felipe Rodrigues, diretor da Enviou, que desenvolve ferramentas para e-commerces. 

O bom atendimento também passa por garantir o estoque para as promoções anunciadas – senão o consumidor pode se sentir enganado. Em lojas virtuais, é importante ter uma plataforma que suporte o aumento de visitantes. Outro problema é o prazo de entrega, difícil de prever quando há pico na demanda. Nesse caso, é melhor aumentar a data prevista em alguns dias do que atrasar o prazo. 

Também é importante ter uma política clara de trocas, para evitar queixas no pós-venda, e pessoas de plantão para atender reclamações. 
Divulgar que a loja vai participar da Black Friday é essencial e deve ser feito com algumas semanas de antecedência, mas sem criar uma expectativa de desconto que não vai se realizar. Se vender a ideia de megaliquidação e depois reduzir os preços em 5%, os clientes ficarão insatisfeitos. 

MARGEM DE LUCRO 

Para não cair nesse problema é preciso planejar os descontos e saber a margem de lucro de cada produto. Mesmo na Black Friday, vender bem não é igual a vender muito. Na conta do lucro entram também as taxas dos cartões, embalagens, impostos e todas as despesas da loja, como explica Cassia Godinho, consultora do Sebrae. 

"Às vezes, se der 30% de desconto, você precisa vender quatro vezes mais para ter o mesmo lucro", afirmou Ricardo Ramos, diretor da Precifica, que desenvolve sistemas de preços para lojas. "O fator psicológico é forte. Se não está vendendo o esperado, a pessoa vê o mercado diminuindo o preço e abaixa também, sem saber o impacto que isso terá no caixa depois." 

A concorrência com os grandes varejistas é sempre um desafio para os pequenos empreendedores. A disputa fica ainda mais difícil na Black Friday, quando empresas que comercializam produtos próprios e de lojistas parceiros fazem promoções agressivas e muito marketing. Nesse caso, uma estratégia é juntar-se a elas. Além disso, tem mais chances de se sair bem quem não tenta enganar os clientes, que estão mais atentos a fraudes a cada ano de promoções. 

O Sincoval orienta os comerciantes sobre a atenção com a precificação. As promoções têm que ser claras e transparentes, dentro das normas do Procon, para evitar a desconfiança do consumidor. (Com Folhapress)


Compartilhe com o universo

Compartilhar Black Friday de quase 30 dias no Facebook Compartilhar Black Friday de quase 30 dias no Twitter Compartilhar Black Friday de quase 30 dias no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *