Bolsas de Valores disparam com pacote americano; dólar desce para R$ 2,25

No Brasil, o termômetro da Bolsa, o Ibovespa, dispara 5,31% e atinge os 42.204 pontos. O giro financeiro é de R$ 3,67 bilhões. Nos EUA, a Bolsa de Nova York avança 5,09%. Na Europa, a Bolsa londrina fechou em forte alta de 2,86% enquanto na Ásia, a Bolsa de Tóquio conclui os negócios com ganhos de 3,39%, antes do anúncio, mas já no embalo de rumores sobre o plano.

O dólar comercial é vendido por R$ 2,254, o que significa um declínio de 0,44% sobre a cotação de sexta-feira. A taxa de risco-país marca 410 pontos, número 3,07% abaixo da pontuação anterior.

O Tesouro dos EUA revelou hoje que vai mobilizar cerca de US$ 500 bilhões para tirar dos bancos os chamados "ativos tóxicos" (créditos problemáticos), que travam a circulação de recursos para consumidores e empresas. Também informou que vai realizar leilões entre investidores para tentar colocar um preço por esses papéis "podres", esclarecendo uma principais dúvidas instaladas no mercado sobre o plano do governo para enfrentar o problema.

O plano foi pré-anunciado há semanas, mas a carência de detalhes sobre a forma de compra desses ativos havia frustrado o mercado e praticamente esvaziado seus efeitos positivos sobre as expectativas de investidores e analistas.

Os US$ 500 bilhões anunciados hoje pelo Tesouro se somam ao pacote anticrise anunciado na semana passada pelo Federal Reserve (banco central americano), que pode destinar US$ 1,25 trilhão para socorrer o mercado imobiliário nos Estados Unidos. A combinação de esforços anima os investidores, num cenário em que autoridades e alguns economistas do setor financeiro preveem o final da recessão ainda para este ano.

PIB brasileiro
Entre outras notícias importantes do dia, o boletim Focus, do Banco Central, mostrou que a maioria dos economistas do setor financeiro já espera que a economia brasileira fique estagnada neste ano: as projeções de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) retraíram de 0,59% para 0,01% nas duas últimas semanas.

O governo brasileiro ainda comunicou que a balança comercial do país teve superávit de US$ 1,04 bilhão nas três primeiras semanas de março, um aumento de 40,5% se comparado com o desempenho registrado no mesmo período de 2008.

A Eurostat, a agência europeia de estatísticas, informou que o déficit comercial da zona do euro atingiu 10,5 bilhões de euros (US$ 14,3 bilhões) em janeiro deste ano, o que é 5,4% inferior ao saldo negativo registrado em idêntico mês do ano passado. Os dados ainda são preliminares.

Fonte: Folha Online

Compartilhar Bolsas de Valores disparam com pacote americano; dólar desce para R$ 2,25 no Facebook Compartilhar Bolsas de Valores disparam com pacote americano; dólar desce para R$ 2,25 no Twitter Compartilhar Bolsas de Valores disparam com pacote americano; dólar desce para R$ 2,25 no Linkedin