Notícias

|

Bosque Central é entregue à comunidade após revitalização

Fonte: N.Com

A Prefeitura de Londrina concluiu e entregou as obras do Bosque Central Marechal Cândido Rondon. O espaço público, localizado no centro da cidade, recebeu revitalização completa, com o objetivo de torná-lo mais agradável à população, proporcionando mais conforto e segurança para que as famílias possam voltar a ocupá-lo.

Para marcar a entrega da obra para a comunidade, o prefeito Marcelo Belinati visitou no início da tarde de sábado (8) o local, acompanhado do vice-prefeito, João Mendonça; dos secretários de Obras e Pavimentação, João Verçosa; de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada e do presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippul), Tadeu Felismino.

O prefeito Marcelo lembrou que a revitalização do Bosque foi um compromisso assumido com a comunidade. “O Bosque é um lugar histórico no coração de Londrina, tendo ao lado a Catedral, a Igreja Metodista, a Biblioteca e tantos outros componentes históricos da nossa cidade”, afirmou. Ele disse que tem na memória quando o Bosque abrigava o terminal de ônibus. “Com a revitalização, sai a coisa ruim e entram as coisas boas”, concluiu pedindo o apoio dos moradores para ajudar a Prefeitura a cuidar do local.

A Prefeitura investiu aproximadamente R$ 2,8 milhões, recursos municipais, para realizar todas as melhorias. A empresa que executou as obras, vencedora do processo licitatório, foi a San Pio Construtora. O trabalho iniciou em fevereiro de 2021 e o projeto foi elaborado por arquitetos e engenheiros do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) e da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação.

Conforme o presidente do Ippul, Tadeu Felismino, o projeto do Bosque nasceu de uma consulta popular em que quase 3 mil pessoas deram a opinião. “Fizemos na época várias reuniões com a comunidade e na consulta que realizamos, as pessoas da região que transitam em Londrina participaram e falaram positivamente do Bosque”, afirmou.

Os serviços incluíram novos trajetos de passeio e caminhada, palcos para apresentações, pois foram abertos diversos corredores internos; colocação de academia ao ar livre, parquinho infantil, quadra esportiva, circuito pet e arquibancada; novas calçadas acessíveis, com piso tátil em toda a extensão do Bosque e entorno; instalação de sistema moderno de iluminação, faixas elevadas interligando as avenidas Rio de Janeiro e São Paulo, e canaletas de água pluvial, para recolher água de chuva.

Também foram inseridos mobiliários, como mesas, cadeiras, bancos e lixeiras, e o local também recebeu nova pintura, tornando o bosque mais colorido e alegre. Também foi feito paisagismo, com implantação de gramas e de espécies de flores, entre outros serviços, pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), e executadas muretas em alvenaria e escadas.

Outra melhoria implantada pela Prefeitura de Londrina no Bosque Central foi um sistema de videomonitoramento, com câmeras, monitoradas pela equipe da Guarda Municipal, da Secretaria Municipal de Defesa Social.

Iluminação – O Bosque Central também recebeu nova iluminação com lâmpadas de LED, por meio da Londrina Iluminação. Foram inseridos 47 postes de cinco metros espalhados pelo interior do bosque; cinco postes (total de 10 luminárias) de 12 metros, sendo três na área central do bosque e duas perto da quadra de esportes; 38 projetores, sendo quatro na quadra de esportes. Também foi implantado sistema antifurto, para evitar furtos de fios e vandalismo, e feita a reforma dos postes externos.

Para o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, o Bosque Central é um patrimônio afetivo do londrinense, frequentado por diversas gerações de famílias. “A Prefeitura fez um esforço muito grande para realizar esta obra no bosque, que ficou abandonado por décadas. Fizemos alteração na legislação, ouvimos a população, confeccionamos um projeto, para permitir que o londrinense pudesse voltar a frequentar este espaço público, visto que ele era um lugar escuro e perigoso. Era uma obra difícil, mas conseguimos superar os obstáculos e entregar uma bela obra”, afirmou.

Canhada lembrou que a revitalização do Bosque integra um pacote de obras realizadas no centro da cidade, com objetivo de impactar positivamente a região. “Reformamos a Biblioteca Central e o Museu de Arte de Londrina, revitalizamos a Rua Sergipe, refizemos a iluminação do centro, toda em LED, melhoramos a sinalização do trânsito, recuperamos a Praça Rocha Pombo, e agora o Bosque Central, que é a âncora destas ações, que visam tornar o centro da cidade mais atrativo tanto para quem mora na região, como para os frequentadores e turistas”, apontou.

O secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, ressaltou que esta é uma obra importantíssima da cidade, de revitalização de um espaço que há muitos anos carecia de melhorias. “O Bosque fica na região central, uma região histórica da cidade e que atrai muitos turistas. A revitalização era necessária, o bosque ficou muito bonito e acessível, garantindo acessibilidade para os pedestres e segurança para os motoristas que trafegam pelo local, pois o sistema de videomonitoramento instalado no local vai garantir mais segurança. Estamos entregando o espaço totalmente revitalizado, para que a comunidade da região central possa ter mais lazer, em excelentes condições”, enfatizou.

O presidente da Londrina Iluminação, Claudio Tedeschi, disse que a empesa procurou caprichar e, principalmente, entregar uma iluminação bastante satisfatória, compatível e dentro do que pede o projeto do novo bosque. “Tudo isso trará mais conforto e segurança para a população londrinense, além de embelezamento para o Bosque”, afirmou. 

A entrega dos serviços, pela San Pio Construtora, aconteceu no dia 5 de dezembro, contudo foi considerado pelo Município que não houve a execução de todos os serviços, com os devidos acabamentos de acordo com o projeto. Com isso, os acabamentos finais foram executados pelos funcionários da CMTU e da Secretaria de Obras. A Prefeitura de Londrina esclarece que a San Pio Construtora sofrerá processo administrativo e será penalizada.

 

Foto: Augusto Soares/Londrina Iluminação


Compartilhe com o universo

Compartilhar Bosque Central é entregue à comunidade após revitalização no Facebook Compartilhar Bosque Central é entregue à comunidade após revitalização no Twitter Compartilhar Bosque Central é entregue à comunidade após revitalização no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *