Notícias

|

Brasil gerou mais de 106 mil vagas de emprego formal em maio, diz Lupi

Fonte: G1

 

GENEBRA – O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi (foto), informou ontem que o Brasil criou em maio mais de 106 mil vagas formais de trabalho em termos líquidos (acima do número de demissões), o que confirmaria uma reversão na tendência de queda no mercado de empregos. " Vamos gerar mais de 1 milhão de empregos, o PIB vai crescer mais de 2% este ano, pode apostar e cobrar depois " afirmou Lupi, ao chegar a Genebra para participar da Conferência Mundial do Trabalho.

 

O dado oficial sobre criação de vagas formais em maio ainda não foi divulgado pelo Ministério do Trabalho, o que deve ocorrer na segunda quinzena de junho.

A projeção de geração de empregos este ano no país é menor em 31% ao total de 1,450 milhão de vagas novas criadas em 2008. Para Lupi, o resultado é satisfatório diante dos estragos causados pela recessão na economia mundial.

Por sua vez, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Comissão Econômica da ONU para a América Latina (Cepal) divulgaram relatório mostrando que o desemprego aumentou em mais de 1 milhão de pessoas no primeiro trimestre na região. A taxa anual pode chegar a 9,1% – em 2008, atingiu 7,5%. Isso significa que entre 2,8 milhões e 3,3 milhões de pessoas podem se somar aos 15,9 milhões de desempregados nas zonas urbanas no ano passado.

A maioria dos países da região registrou queda de emprego – queda moderada no Brasil e na Colômbia, e mais acentuada no México, Chile e Equador. Somente Uruguai, Venezuela e Argentina aumentaram o emprego em relação ao ano passado. Com relação ao incremento médio dos salários, foi de 4,5% no Brasil e 6,1% no Uruguai, enquanto a Venezuela registrou a maior queda, de 5,4%.

No caso do Brasil, OIT e Cepal preveem alta 8,4% para 8,6% na taxa de desemprego este ano, mas Lupi acha que " as pessoas estão olhando pelo retrovisor " . Argumenta que, até janeiro, houve forte queda no mercado de trabalho, estagnação em abril, mas a situação em maio já foi melhor. Ele espera mais sinais positivos, baseado em projeção de expansão do PIB entre 1,2% e 1,5% no segundo trimestre.

Segundo o ministro, todos os setores dão sinais de recuperação do emprego, começando pelos serviços, além de a construção civil estar reagindo bem e a agricultura estar particularmente forte em Minas e São Paulo. Até a indústria, " que vinha ladeira abaixo " , voltou a empregar em maio. Lupi prevê que, do segundo semestre em diante, " vai ter emprego muito forte na indústria " . Hoje, na conferência, o ministro dirá que o Brasil é o único país do G-20 que está gerando emprego formal, considerando que China e Índia não têm sistemas de carteira assinada.

O ministro espera deslanchar no mês que vem um programa de microcrédito, com recursos do Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT). A ideia é fornecer empréstimos de até R$ 5 mil, com taxa de juro de 0,7% ao mês, em convênio com BNB, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Assis Moreira para Valor Econômico.


Compartilhe com o universo

Compartilhar Brasil gerou mais de 106 mil vagas de emprego formal em maio, diz Lupi no Facebook Compartilhar Brasil gerou mais de 106 mil vagas de emprego formal em maio, diz Lupi no Twitter Compartilhar Brasil gerou mais de 106 mil vagas de emprego formal em maio, diz Lupi no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *