Notícias

|

Brasil não quer depender só do dólar como moeda de referência, diz Lula

O Brasil não quer continuar dependendo apenas do dólar americano como moeda de referência para suas reservas cambiais e o comércio, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos jornalistas no trem que o levou de Paris a Londres, onde participará da reunião do G20 (grupo dos países ricos e principais emergentes) que começa amanhã.

 

“Me interessa que tenhamos mais de uma moeda de referência e que não continuemos dependendo apenas do dólar”, afirmou Lula, consultado sobre a posição da China.

 

O governo chinês pediu recentemente que se adote uma nova moeda de reserva internacional para substituir do dólar, estabilizar o clima monetário mundial e proteger suas gigantescas reservas cambiais.

 

Lula disse que vai esperar para ver a proposta do presidente chinês Hu Jintao a respeito disso na cúpula do G20. Ele deu como exemplo os acordos que o Brasil fez com a Argentina para realizar intercâmbios comerciais em moeda local.

 

Além disso, Lula afirmou que o Brasil está disposto a reforçar o FMI (Fundo Monetário Internacional). “Se for necessário dar dinheiro (ao FMI) e se isso não diminuir nossas reservas, não vemos problema algum”, disse.

 

Consultado sobre a nova linha de crédito de US$ 47 bilhões que o México solicitará ao Fundo, o presidente esclareceu que o “Brasil não precisa [de uma linha de crédito do FMI] porque tem reservas suficientes.”

 

O ministro da Fazenda Guido Mantega, que acompanha Lula, declarou que é preciso discutir ainda a quem o FMI emprestará dinheiro e sob que condições o Brasil concederá esses fundos. O Brasil acha que esses recursos devem ser concedidos preferencialmente aos países emergentes.

 

Fonte: Folha Online


Compartilhe com o universo

Compartilhar Brasil não quer depender só do dólar como moeda de referência, diz Lula no Facebook Compartilhar Brasil não quer depender só do dólar como moeda de referência, diz Lula no Twitter Compartilhar Brasil não quer depender só do dólar como moeda de referência, diz Lula no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *