Brasil sairá da crise antes de outros países, diz Meirelles

São Paulo, 14 de Abril de 2009 – O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, mostrou um otimismo cauteloso nesta segunda-feira, dizendo estar confiante de que o Brasil sairá da crise um pouco antes dos demais países. Em evento na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Meirelles defendeu a atuação do BC no combate aos efeitos da crise. “É importante garantir que a economia tenha juros mais baixos no futuro, de maneira que tudo isso permita crescimento sustentável e sem os desequilíbrios do passado”, disse.

“O BC está fazendo política que vai dar sustentação ao crescimento”, avaliou. Meirelles ressaltou que, diferentemente da maioria dos países, o Brasil entrou na crise com a demanda interna bastante aquecida, crescendo a uma taxa de 9,3%. Esse quadro justificaria o fato de o BC ter iniciado os cortes do juro básico apenas em janeiro, o que foi alvo de críticas por parte de vários analistas.

Mesmo barco

“Podemos ter aspiração de taxas de juros menores no futuro… mas uma economia que tem esse crescimento da demanda não é uma economia que tem um BC excessivamente conservador”, afirmou ao lado de um dos principais críticos da política monetária, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf.

Segundo Meirelles, todos estão “no mesmo barco”, em busca de um crescimento sustentável, embora haja divergências pontuais. “Nelson Rodrigues já dizia ‘toda unanimidade é burra’.”

O Comitê de Política Monetária (Copom) promoveu dois cortes na taxa básica de juros (Selic) neste ano, após três manutenções consecutivas, em 13,75% ao ano – de setembro a dezembro de 2008. Em janeiro, os juros caíram de 13,75% para 12,75% e depois a taxa caiu para 11,25% em março.

O próximo encontro do colegiado está marcado para os dias 28 e 29 de abril. A expectativa do mercado financeiro é que o BC reduza em 1 ponto percentual a Selic, para 10,25 ao ano, conforme projeções do Boletim Focus divulgado ontem.(Gazeta Mercantil/Finanças & Mercados – Pág. 1)(Reuters e InvestNews)

Fonte: Gazeta Mercantil

Compartilhar Brasil sairá da crise antes de outros países, diz Meirelles no Facebook Compartilhar Brasil sairá da crise antes de outros países, diz Meirelles no Twitter Compartilhar Brasil sairá da crise antes de outros países, diz Meirelles no Linkedin