Notícias

|

Calçadão de Londrina completa 40 anos

Fonte: Folha de Londrina

Há 40 anos, no dia 10 de dezembro de 1977, Londrina completava 43 anos e, para comemorar o aniversário da cidade o então prefeito Antonio Belinati inaugurou a primeira fase das obras do Calçadão, que ia da antiga prefeitura, na rua Minas Gerais, até a praça Gabriel Martins. A construção fazia parte do Projeto Centro e foi elaborada pelo arquiteto curitibano Jaime Lerner. O evento contou com a presença de autoridades do governo federal e foi um acontecimento precedido de muita polêmica. 

Entre os defensores da ideia de fechar uma parte da avenida Paraná para a circulação de veículos, os principais argumentos eram o reforço à segurança de pedestres e a revitalização do espaço. Uma forma de evitar atropelamentos com mortes, como os muitos casos que haviam sido registrados até então, e acabar com a "vadiagem" no local. Para aqueles contrários à iniciativa, a construção do Calçadão iria prejudicar o comércio e demandar investimentos muito altos que poderiam ser empregados em obras consideradas por eles mais urgentes. 

Em seu discurso, o prefeito ressaltou o aspecto da humanização e da revitalização do centro que a obra iria propiciar. Belinati lembrou que a rede bancária havia adquirido quase todos os imóveis da avenida Paraná e a via se transformava em uma avenida bancária. O Calçadão, afirmava ele, surgia para dar "nova destinação à via", valorizando o comércio e o turismo locais. Ele destacou ainda que o projeto se enquadrava nos padrões estabelecidos pelo governo federal, que tinha como meta priorizar o transporte público e os pedestres. 

Quatro décadas depois, o Calçadão segue aquecendo discussões. Não pela necessidade ou não do projeto, já que hoje em dia é raro encontrar alguém que considere a obra desnecessária. O calçamento que cobriu boa parte da extensão da avenida é um dos ícones da cidade. Localizado no coração da região central, é ponto de encontro e palco para manifestações políticas e culturais. Mas algumas mudanças estéticas promovidas nos últimos anos e a retirada de serviços ainda não foram assimiladas pela população, que também reclama da falta de cuidados com o espaço. 

A produtora de rádio, artista sonora e pesquisadora Janete El Haouli mudou-se para um edifício no Calçadão em fevereiro de 1975, onde viveu até 1982. Em 2001, voltou para o mesmo apartamento, onde está até hoje. Em todos esses anos, viu acontecerem sob a sua janela as muitas transformações no local. E é com tristeza que ela observa hoje o espaço. "Tivemos momentos que existiam uma movimentação humana, com muitas atividades artísticas e culturais e isso se perdeu no momento em que teve a reforma (em 2009), que retiraram o petit pavet, os quiosques, algumas árvores. Não houve uma revitalização. Houve um retrocesso", avalia. "O Calçadão foi ficando triste, vazio no sentido humano. A retirada do coreto foi uma facada no estômago não só para mim, mas para muitas pessoas." 

Para El Haouli, mesmo após o retorno dos quiosques, neste ano, não foi possível recuperar o clima que havia ali décadas atrás. "A sensação que eu tenho é que parece algo artificial. Não voltou aquele movimento que tinha antes. Esses quiosques, no meu entender, não contribuíram muito para a vitalização porque existe uma memória do que era que foi destruída", lamenta. E após o encerramento das atividades no comércio, ressalta ela, o problema é a falta de segurança.


Compartilhe com o universo

Compartilhar Calçadão de Londrina completa 40 anos no Facebook Compartilhar Calçadão de Londrina completa 40 anos no Twitter Compartilhar Calçadão de Londrina completa 40 anos no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *