10/06/2015 00:00:00 CEAL faz entrega de projetos do Superbus à Prefeitura

O Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL) faz hoje (10 de junho) no gabinete do prefeito Alexandre Kireeff, a entrega oficial dos oito projetos executivos dos abrigos necessários à instalação do Superbus na cidade. Ao todo, são projetos de ordem estrutural e hidráulica, cuja elaboração foi coordenada pelo CEAL e custeada pelo Sinduscon Norte e a ACIL.

Os autores dos oitos projetos são os engenheiros Gustavo Berti e Evaristo Queiroz dos Santos. Segundo o presidente do CEAL, José Fernando Garla, a cessão dos projetos ao município vai garantir a liberação de R$ 124 milhões da Caixa Econômica Federal para a realização da obra. “É a contribuição das entidades para garantir uma obra estrutural importante no município, que beneficiará milhares de pessoas”, disse Garla. Todos os projetos serão encaminhados por meio do Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina).

A primeira fase de implantação do Superbus inclui a construção de 45 quilômetros de corredores de ônibus, 82 paradas de embarque e de desembarque, 15 quilômetros de ciclovias, um viaduto e a reforma e a ampliação dos quatro terminais de integração. Ao todo, serão beneficiadas 130 mil pessoas.

Na apresentação dos projetos do Superbus pelo CEAL, estarão presentes o presidente da entidade, José Fernando Garla, e os diretores Maria Clarice de Oliveira Rabelo Moreno, Suzana Reis e Brazil Alvim Versoza, além do gerente regional do CREA, Edgar Matsuo Tsuzuki.  Os engenheiros Gustavo Berti, responsável pelo projeto estrutural, e Evaristo Queiroz dos Santos, responsável pelo projeto hidráulico, darão detalhes sobre o trabalho.