03/12/2014 00:00:00 Clipping ACIL - 03 de dezembro

Bom dia, amigos. O final de ano tem sido utilizado pelos governantes para veicular notícias ruins e medidas amargas. Agora é o governo do Paraná anuncia um pacote para reajustar as contas do Estado, com destaque para o aumento do IPVA. Em Brasília, segue a pressão sobre o Congresso para aprovação de manobra na LDO – um duro golpe na responsabilidade fiscal.


FRASES DO DIA
“O Estado é essa grande ficção pela qual todos tentam viver às custas de todos os demais.”
(Fréderic Bastiat, economista francês)

“A diferença entre a morte e os impostos é que a morte não piora quando os deputados se reúnem.”
(Will Rogers, comediante americano)

“Aqui se faz, aqui se paga: ou a Deus ou ao governo.”
(Millôr Fernandes, escritor brasileiro)

 

MEDIDAS AMARGAS
O governador Beto Richa (PSDB) encaminhou ontem à Assembleia Legislativa um pacote de medidas que vai pesar sobretudo no bolso dos motoristas e donos de automóveis. Um dos projetos aumenta em 40% a alíquota do IPVA e reduz de 5% para 3% o desconto para quem pagar o imposto à vista até abril. O desconto de 10% para o pagamento em parcela única até janeiro deixa de valer. Além disso, deve chegar à Casa uma proposta para aumentar a alíquota do ICMS sobre a gasolina de 28% para 29%. Classificadas como “medidas amargas” por deputados da base aliada, as propostas de Richa – ontem, foram lidas 20 em plenário – tentam garantir que o tucano comece o 2º mandato com dinheiro em caixa. A expectativa é que as medidas resultem num saldo de até R$ 1,5 bilhão a mais para os cofres públicos.

MAQUIAVEL E AS NOTÍCIAS
O colunista Rogério Galindo, da Gazeta do Povo, comenta o pacote do governo Beto Richa: “Maquiavel dizia que o governante deve fazer todo o mal que considerar necessário de uma só vez, para que “pareça menos amargo”. Já o bem deveria ser feito “pouco a pouco, a fim de que seja mais bem saboreado”. Faz sentido. E os governantes, por intuição ou por terem aprendido com seus antecessores, costumam seguir o conselho. Foi o que fez o governador Beto Richa (PSDB), enviando à Assembleia duas dezenas de projetos de lei com medidas duras e impopulares. Não se pode tirar toda a razão de Richa. Todos os governos estão passando por aperto, principalmente porque a economia do país vai mal”.

OPERAÇÃO ANTIDROGAS
A Polícia Federal (PF) prendeu na manhã de ontem, em um apartamento na Gleba Palhano, Zona Sul de Londrina, o suspeito de chefiar uma quadrilha internacional de tráfico de drogas. Uma mulher de 23 anos, apontada pela polícia como amante dele, também foi presa em um apartamento na Rua Piauí, no Centro. Os dois, que não tiveram os nomes revelados pela PF, estão entre os 12 presos pela Operação Denarius, que desmontou uma quadrilha de tráfico de drogas que tinha base em Umuarama (Noroeste) e agia em seis Estados.

CORTES NAS MONTADORAS
A indústria automotiva vem cortando, em média, 3,2 mil postos por mês no país desde janeiro, mesmo com montadoras usando expedientes para impedir demissões em massa, como lay-offs e férias coletivas. De janeiro a outubro, o polo de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, sofreu redução de 12,7% dos cerca de 13 mil empregos do início do ano, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

ALGUMAS DEZENAS
O ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás, Paulo Roberto Costa afirmou, durante acareação na CPI mista da estatal realizada na tarde desta terça-feira, 2, que citou “algumas dezenas” de políticos na delação premiada que fez à Justiça Federal. A declaração ocorreu em resposta ao questionamento feito pelo deputado Ênio Bacci (PDT-RS), autor do requerimento de acareação entre Costa e o ex-diretor de Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró. Logo após a fala de Costa e dos protestos da oposição, o presidente em exercício da CPI, senador Gim Argello (PTB-DF), encerrou a reunião.

RINGUE DO CONGRESSO
O governo federal novamente não conseguiu aprovar a manobra fiscal com mudanças na LDO. Motivo: o plenário do Congresso se transformou em ringue. Em meio a socos e gritaria, a votação foi adiada para hoje.

 

Governo anuncia aumento de IPVA e outras medidas amargas
http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?tl=1&id=1517901&tit=Tarifaco-de-Richa-vai-pesar-no-bolso-de-motoristas-e-donos-de-automoveis


Maquiavel e as medidas amargas de Beto Richa – Artigo de Rogério Galindo
http://www.gazetadopovo.com.br/colunistas/conteudo.phtml?tl=1&id=1517906&tit=Maquiavel-e-as-contas-do-governo-do-Parana


Chefe de quadrilha é preso em Londrina
http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--387-20141203&tit=chefe+de+quadrilha+internacional+e+preso+em+londrina


Indústria automotiva corta 3 mil postos por mês desde janeiro
http://www.gazetadopovo.com.br/economia/conteudo.phtml?tl=1&id=1517879&tit=Fornecedores-manobram-mas-nao-evitam-cortes


Costa diz que desvio em estatais é generalizado
http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,costa-confirma-que-citou-algumas-dezenas-de-politicos-em-delacao,1601184


Governistas adiam votação de manobra fiscal
http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/12/tumulto-faz-renan-suspender-sessao-do-congresso-que-votaria-meta-fiscal.html

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/12/1556735-brigas-socos-e-gritaria-marcam-inicio-da-sessao-do-congresso-para-votar-manobra-fiscal.shtml