03/10/2014 00:00:00 Clipping ACIL - 03 de outubro

Bom dia, amigos. Hoje temos uma bela sexta-feira que precede uma das eleições mais importantes das últimas décadas no País. Está em nossas mãos decidir o futuro e o desenvolvimento do Brasil. Bom final de semana a todos – e bom voto!


FRASE DO DIA
“Você deveria sair algemado deste debate.”

(Luciana Genro, candidata do PSOL, a Levy Fidelix, candidato do PRTB. A frase revela uma perigosa tendência autoritária que cresce no País)


SUCESSÃO PRESIDENCIAL
O último debate presidencial antes do primeiro turno foi realizado ontem pela Rede Globo. Como não poderia deixar de ser, foi um encontro tenso. Dois bons resumos do que aconteceu na noite desta quinta-feira podem ser encontrados no portal G1 e no blog Ceticismo Político (links abaixo). No G1, há inclusive o vídeo com a íntegra do debate.


EMPATE TÉCNICO
Pesquisa Datafolha aponta novos números das intenções de voto: Dilma Rousseff (PT), tem 40%; Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) estão tecnicamente empatados, com 24% e 21%, respectivamente.


SUCESSÃO ESTADUAL
Na disputa pelo Governo do Paraná, última pesquisa aponta provável vitória de Beto Richa (PSDB) no primeiro turno. Governador, que tenta reeleição, está com 49% das intenções de voto; Requião (PMDB), atinge 27%; Gleisi (PT) oscilou para 11%.

JINGLES ELEITORAIS
Uma curiosidade política e folclórica: coluna do UOL faz uma antologia dos antigos jingles de campanhas eleitorais. Desses que grudam na cabeça.


HOSPITAL DO INFERNO
Uma reportagem triste e perturbadora, mas necessária para que contemplemos a fragilidade humana: Makeni, na Serra Leoa, é uma cidade tomada pelo vírus ebola.


VEXAME
O ex-ministro da Justiça e do STF Francisco Rezek diz que a tentativa de se negar a carteira de advogado a Joaquim Barbosa é uma das maiores vergonhas da história da OAB nacional. “Pode parecer um episódio isolado, mas é um dos maiores desastres que aconteceram na história da Ordem dos Advogados do Brasil. De um certo modo, aquilo que inúmeros advogados já vêm percebendo como espécie de aparelhamento político da Ordem”, comento Rezek.


PERDA NO TEATRO
A comunidade cultural de Londrina está em luto com a morte do diretor teatral Rique Bernardi, aos 46 anos. Ele se destacou por seus trabalhos cênicos com idosos no grupo Casa das Fases.


IDOSOS CONECTADOS
Na semana em que se comemora o Dia do Idoso, a Folha de Londrina mostra como a terceira idade vivencia a tecnologia e as redes sociais.


Candidatos fazem debate turno às vésperas do 1º turno
http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2014/noticia/2014/10/atritos-entre-candidatos-resultam-em-debate-tenso-vesperas-do-1-turno.html

Avaliação: debate dos presidenciáveis na Globo em 02/10 – Luciano Ayan/Ceticismo Político
http://lucianoayan.com/2014/10/03/avaliacao-debate-dos-presidenciaveis-na-rede-globo-em-0210/


Corrupção e homofobia acirram último debate na TV
http://eleicoes.uol.com.br/2014/noticias/2014/10/03/corrupcao-e-homofobia-provocam-bate-bocas-no-ultimo-debate-na-tv.htm


Datafolha: intenção de voto no 1º turno para presidente
http://eleicoes.uol.com.br/2014/pesquisas-eleitorais/brasil/1-turno/


Pesquisa aponta vitória de Beto Richa
http://www.jornaldelondrina.com.br/online/conteudo.phtml?tl=1&id=1503260&tit=Beto-Richa-venceria-no-PR-no-primeiro-turno-aponta-Datafolha


Eymael, Covas, Lula, Afif: relembre jingles políticos que foram além das eleições
http://virgula.uol.com.br/musica/eymael-covas-lula-afif-relembre-jingles-que-foram-alem-das-eleicoes


Um hospital do inferno, em uma cidade tomada pelo ebola
http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/the-new-york-times/2014/10/02/um-hospital-do-inferno-em-uma-cidade-tomada-pelo-ebola.htm

“Negar registro a Barbosa é uma mancha na história da OAB”, afirma Rezek
http://jovempan.uol.com.br/noticias/brasil/ex-ministro-do-stf-rezek-diz-que-negar-carteira-de-advogado-para-joaquim-barbosa-e-mancha-na-historia-da-oab.html


Morre diretor teatral Rique Bernardi
http://www.jornaldelondrina.com.br/cidades/conteudo.phtml?tl=1&id=1503188&tit=Morre-Rique-Bernardi-o-diretor-do-teatro-com-a-terceira-idade

Idosos conectados com os novos tempos
http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--68-20141003&tit=conectados+com+os+novos+tempos