06/11/2014 00:00:00 Clipping ACIL - 06 de novembro

Bom dia, amigos. Começamos hoje com três boas notícias para Londrina: a inadimplência cai na cidade (na contramão do Paraná); o comércio está otimista para as vendas de Natal; e o Observatório de Gestão Pública vai premiar iniciativas e projetos que fazem a diferença para a comunidade. No plano nacional, mais uma notícia ruim: o número de miseráveis aumentou no País. Mais uma informação que curiosamente já existia mas só foi divulgada após as eleições presidenciais.

FRASE DO DIA
“A última coisa de que precisávamos era de uma sociedade rachada ao meio, polarizada e radicalizada, como tivemos nos dois anos e meio de paralisia decisória antes do golpe militar. Os que põem fogo em paixões sectárias para ganhar a eleição vão logo descobrir que vitórias geradoras de ressentimento e rancor inviabilizam tais condições. O sábio Cartola já nos antecipou o destino que os aguarda: herdarão somente o cinismo e resvalarão no abismo que cavaram com seus pés.”
(Rubens Ricupero, economista e diplomata brasileiro)

INADIMPLÊNCIA MENOR EM LONDRINA
Dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da ACIL indicam que inadimplência caiu 12% em Londrina no período de janeiro a setembro deste ano. O cenário local vai na contramão do Paraná, da região Sul e até do Brasil. O consultor econômico da ACIL, Marcos Rambalducci, avalia que a redução na inadimplência mostra que o consumidor começou a ter consciência financeira e a administrar o próprio salário, embora pesquisas mostrem que as famílias ainda se encontram com elevado comprometimento da renda. “Mas isso é um processo educacional e, como tal, levará algum tempo para que seja assimilado pelo consumidor.”

OTIMISMO NO COMÉRCIO
O último bimestre do ano promete ser um período de reação das vendas no comércio de Londrina. Essa é a expectativa da maioria dos comerciantes ouvidos pelo JL que dizem acreditar em um aumento de vendas já na segunda quinzena de novembro. Como fator importante nesse clima de otimismo, o jornal destaca ainda o lançamento da campanha Londrina Encantado, ocorrido na terça-feira. “Estamos com uma expectativa muito boa, de venda superior à do Natal passado. O Dia da Criança foi bom e o Natal deve ser ainda melhor”, explica. Ele lembra que para atrair o consumidor mais conservador é preciso oferecer vantagens na compra à vista. “Esperamos também um crescimento das vendas à vista, o consumidor que economizou durante o ano e vai comprar agora deve escolher a loja que oferecer algum benefício.”

PRÊMIO LONDRINA DE CIDADANIA
Iniciativas e projetos que mudam a vida de pessoas e comunidades podem ser inscritos na 2ª Edição do Prêmio Londrina de Cidadania, que distribui este ano R$ 13,5 mil em prêmios, além de bolsas de estudo para o primeiro e segundo lugares. As inscrições podem ser feitas diretamente na sede do OGPL, na Avenida Deputado Fernando Ferrari, 160, ou pelo e-mail comunicacaoogpl@gmail.com. Projeto tem o apoio da ACIL.

AEROPORTO ESPERA JUIZ
A Justiça Federal ainda não nomeou o magistrado que ficará responsável por acompanhar o processo de desapropriação das áreas da face norte do Aeroporto Governador José Richa. "Estamos aguardando a nomeação do juiz que vai intermediar o acordo entre o município e os moradores", afirmou o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Bruno Veronesi. Ele garantiu que o poder público já tem os “laudos e as avaliações” dos terrenos que vão ser desapropriados. “Quando nomeado, o juiz vai convocar os moradores, mostrar as avaliações, esperar pela aceitação deles e fechar o acordo”, explicou Veronesi.  O presidente da Codel explicou que o município precisa do acordo fechado para liberar os R$ 30 milhões já reservados pelo Governo do Paraná. “O Estado se comprometeu a enviar o dinheiro para Londrina, mas só após as negociações.”

CAMPANHAS NO VERMELHO
Dados divulgados pelo TSE mostram que os três principais candidatos ao Executivo do Paraná não conseguiram equilibrar as contas de campanha. O maior 'furo' ficou com a senadora Gleisi Hoffmann (PT) que teve déficit de R$ 6 milhões, seguida do governador reeleito Beto Richa (PSDB) com R$ 3,7 mi e do senador Roberto Requião (PMDB) com R$ 1,6 mi. Pelo menos cinco doadores são citados nas investigações da Operação Lava Jato como possíveis integrantes do esquema de corrupção na Petrobras.

AUMENTO DA GASOLINA
A presidente da Petrobras, Graça Foster, desconversou ao ser questionada sobre um possível aumento da gasolina nos próximos dias. Ao sair da reunião de nove horas no Conselho de Administração da empresa, ela limitou-se a dizer que reajustes não são anunciados na portaria da estatal. “Aumento da gasolina não se anuncia, pratica-se”, afirmou Graça Foster ao fim da reunião.

MISÉRIA VOLTA A CRESCER
Mais uma notícia ruim que o governo federal deixou para depois da eleição. O número de pessoas em condição de extrema pobreza no Brasil subiu dos 10,08 milhões em 2012 para 10,45 milhões em 2013, voltando a crescer após dez anos consecutivos de forte redução – em 2003, o número de habitantes nesta condição era de 26,24 milhões. Os dados foram divulgados no banco de dados que o Ipea oferece em sua página na internet, sem nenhum comunicado. O instituto foi questionado por não divulgá-los antes do segundo turno das eleições, como estava previsto inicialmente.

AÉCIO NA TRIBUNA
Para se firmar como principal nome da oposição, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) fez discurso com duras críticas à presidente Dilma Rousseff: “Qualquer diálogo com o governo está ligado ao aprofundamento das investigações e punições exemplares aos responsáveis pelo escândalo da Petrobras”.

Inadimplência cai 12% em Londrina

Comerciantes da cidade estão otimistas para o Natal

Observatório de Londrina premia boas iniciativas da comunidade

Candidatos ao Governo do Paraná encerram campanha com déficit