08/10/2014 00:00:00 Clipping ACIL - 08 de outubro

Bom dia, amigos. A quarta-feira começa com uma notícia surpreendente e alvissareira para o desenvolvimento de Londrina: duas companhias estatais chinesas estão dispostas a bancar o estudo de viabilidade do Projeto Arco Norte. A Codel confirma o interesse dos chineses, mas ressalta que a prioridade no momento é investir na ampliação do Aeroporto José Richa, onde o movimento de cargas aumentou 26 vezes neste ano. Tenham uma ótima quarta-feira!

 

FRASE DO DIA
“Saber que nós sabemos o que nós sabemos, e saber que nós não sabemos o que nós não sabemos, esse é o conhecimento verdadeiro.”
(Confúcio, sábio chinês)

Neste sábado, no Calçadão, a ACIL realiza o Dia D+, uma grande festa em homenagem às crianças. Estamos recebendo doações de livros infantis na sede da entidade!

 

ARCO NORTE
As estatais chinesas AHCOF e Sinoconst demonstraram interesse em arcar com o estudo de viabilidade econômica e financeira do Arco Norte em Londrina, para avaliar se vale a pena investir no negócio. O grupo, que trabalha com obras de infraestrutura e tem interesse em entrar na América Latina, pediu anteontem informações sobre o anteprojeto ao Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel). O presidente da Codel, Bruno Veronesi, enviaria ainda nesta semana o projeto para os chineses. Mas ele observa que, no momento, a ampliação do Aeroporto Governador José Richa, para que possa receber mais cargas, ampliar a demanda do terminal e viabilizar o Arco Norte para o futuro. “O fluxo foi 26 vezes maior no primeiro semestre deste ano do que no do ano passado e cerca de 65% da carga que tramita por Maringá é da Região Metropolitana de Londrina”, diz Veronesi.

 

TAPETE VERMELHO
O advogado Tiago Amaral (PSB), deputado estadual eleito no pleito do último domingo (5) com 86.390 votos, foi à Câmara de Londrina e garantiu que estenderá um “tapete vermelho” para receber os vereadores na Assembleia Legislativa do Paraná a partir do próximo ano. Ele garantiu que vai trabalhar por Londrina.O deputado estadual eleito Cobra Repórter (PSC) também participou da sessão da Câmara. Assim como Amaral, o apresentador garantiu que Londrina “pode contar” com ele.


CIDADES DIGITAIS NA ACIL
A ACIL sedia nesta quinta-feira (9), a partir das 8 horas da manhã, a rodada regional de Londrina do 2º Congresso Paranaense de Cidades Digitais. O evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), é direcionado para as regiões Norte e Noroeste do Estado. As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo site http://congresso.redecidadedigital.com.br/

 

APOIO DE MARINA
O apoio de Marina Silva (PSB) a Aécio Neves (PSDB) já é dado como certo no segundo turno da eleição presidencial. O jornal Gazeta do Povo, no entanto, faz uma ponderação: até que ponto esse tipo de aliança é decisivo para o resultado final? Historicamente, candidatos derrotados têm pouco peso no segundo turno.

 

MOEDA DE TROCA
A disputa pela Presidência da Assembleia Legislativa do Paraná em 2015-2016 fez ressurgir um tema polêmico: a aposentadoria complementar dos deputados estaduais. Criação de fundo, questionada pela Justiça, depende de uma decisão do próximo presidente da Casa. Alguns deputados já condicionam apoio à aprovação da aposentadoria.

 

AUXÍLIO-MORADIA
Judiciário e Ministério Público regulamentaram no mesmo dia o pagamento de auxílio-moradia de até R$ 4,4 mil mensais a todos os membros. No tarde de ontem, o Conselho Nacional de Justiça oficializou o que já havia sido estabelecido pelo STF em setembro. Horas depois, o Conselho Nacional do Ministério Público aprovou o mesmo auxílio. Juízes e promotores não precisam confirmar gastos com moradia para receber o benefício.

 

BURACOS DE RUA
Buracos nas ruas de Londrina causam acidentes – principalmente entre motociclistas. Situação se agravou com as chuvas dos últimos dias. Prefeitura diz que só vai levar seis meses para acabar com o problema.

 

Chineses demonstram interesse no Arco Norte
http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--916-20141008&tit=estatais+chinesas+podem+bancar+estudo+sobre+o+arco+norte


Tiago Amaral e Cobra Repórter garantem que vão trabalhar por Londrina
http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--802-20141007&tit=deputados+eleitos+vao+a+camara+garantir+que+sao+de+londrina


Aposentadoria especial vira moeda de troca na Assembleia
http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?tl=1&id=1504644&tit=Aposentadoria-especial-vira-moeda-de-troca-para-eleicao-na-Assembleia-

 

Justiça e MP aprovam auxílio-moradia no mesmo dia
http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?tl=1&id=1504592&tit=Judiciario-e-Ministerio-Publico-aprovam-auxilio-moradia-de-R$-44-mil

 

Até que ponto o apoio de Marina é decisivo?
http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/eleicoes/2014/conteudo.phtml?tl=1&id=1504654&tit=Ate-onde-Marina-Silva-e-decisiva?

 

Buracos causam acidentes entre motociclistas
http://www.jornaldelondrina.com.br/cidades/conteudo.phtml?tl=1&id=1504663&tit=Buracos-nas-ruas-fazem-vitimas-entre-os--condutores-de-motos