14/01/2015 00:00:00 Clipping ACIL - 14 de janeiro

Bom dia, amigos. O Governo Federal anuncia aumentos de impostos para os próximos dias. Enquanto a produção industrial despenca em todo o País, não se ouve uma palavra sobre corte de gastos, nem redução de ministérios, nem combate efetivo à corrupção. Por isso, ganham força as palavras do senador Pedro Simon, 85 anos de idade e 60 de vida pública, numa entrevista que todos os brasileiros deveriam ler. O País não vai se calar.

FRASE DO DIA
“Quando se tem uma concentração de poder em poucas mãos, frequentemente homens com mentalidade de gângsteres detêm o controle. A história provou isso. Todo o poder corrompe: o poder absoluto corrompe absolutamente.”
(Lord Acton, historiador inglês)

O POVO NAS RUAS
O senador Pedro Simon (PMDB-RS), um dos nomes mais influentes da vida pública nacional, está deixando o parlamento após 32 anos. E concedeu uma entrevista histórica à revista Veja. Algumas afirmações contundentes do líder gaúcho:
“Nunca vi um momento tão dramático. Estamos diante de um dos maiores escândalos de corrupção do mundo.”
“É preciso avançar, e é o povo que tem de fazer acontecer. Tem de ir para a rua, tem de cobrar, tem de usar a internet e as redes sociais. Só com o povo é que faremos as mudanças. Agora, o mensalão parece brincadeira de criança perto do que foi o roubo na Petrobras.”
“Lula foi a maior decepção de toda a minha carreira. Está morrendo abraçado ao José Dirceu, aos mensaleiros e aos ladrões da Petrobras.”
Para ler a entrevista completa, acesse https://www1.fazenda.gov.br/resenhaeletronica/MostraMateria.asp?page=&cod=1014148

QUEDA NA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
A produção industrial no Paraná acumulou o maior recuo do País de janeiro a novembro de 2014, revela a Pesquisa Industrial Mensal, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A queda de 6,2% ficou bem acima da média nacional de – 3,2% no período. Na comparação com novembro de 2013, a redução foi de 8% no Estado e de 5,8% no País. Já em relação a outubro, o Paraná apresentou elevação de 0,9%.  “No Paraná, a indústria automobilística é bem representativa na conta geral, mas a queda na produção é um quadro nacional que vem se consolidando. A gente vê as lideranças brasileiras sempre alertando o governo sobre a necessidade de medidas para conter a desindustrialização e a gente observa que, ao longo dos meses, pouco ou nada foi feito”, comenta o presidente da ACIL, Valter Luiz Orsi.

AUMENTO DE IMPOSTOS
Para equilibrar as contas, Governo Federal anuncia aumento de impostos para os próximos dias. “Não estamos preparando nenhum saco de maldades, mas alguma medida precisa ser tomada”, disse o ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

MORTES NO TRÂNSITO
A CMTU informa que 99 pessoas morreram no trânsito londrinense ao longo do ano passado. Quase metade, 48 ao todo, é formada por motociclistas. Foi a primeira vez que a estatística levou em consideração as mortes posteriores, ocorridas nos hospitais. Antes, só valiam óbitos no local dos acidentes.

CERVERÓ PRESO
O ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró foi preso preventivamente pela Polícia Federal no Aeroporto do Galeão, onde desembarcou nesta madrugada. Nome investigado na Operação Lava Jato, Cerveró estava na Inglaterra desde dezembro.


ESTRELA PARTIDA
A polêmica entrevista da senadora Marta Suplicy (PT-SP) expõe o clima de divisão interna do PT entre Dilma e Lula.

O SILÊNCIO DOS INOCENTES
O escritor português João Pereira Coutinho publicou ontem uma lúcida reflexão sobre os ataques terroristas em Paris. “Silenciar a liberdade de expressão seria um suicídio civilizacional – e uma vitória para os assassinos.” Um texto para ser aplaudido de pé – como fizeram os senadores na despedida de Pedro Simon.

Último discurso de Pedro Simon no Senado
https://www.youtube.com/watch?v=EAsffzF3wzc

 

Indústria paranaense tem maior queda de produção do País em 2014
http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--1415-20150114&tit=industria+paranaense+amarga+a+maior+queda+de+producao+do+pais


Governo prepara aumento de impostos para os próximos dias
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/01/1574729-governo-vai-anunciar-aumento-de-tributos-nos-proximos-dias.shtml


CMTU aperfeiçoa estatística e divulga número de mortos no trânsito em 2014
http://www.jornaldelondrina.com.br/londrina/conteudo.phtml?tl=1&id=1525931&tit=Raio-X-do-transito-revela-saldo-macabro-99-mortes-em-Londrina


Racha entre Dilma e Lula embaralha sucessão presidencial de 2018
http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?tl=1&id=1525966&tit=Racha-entre-Lula-e-Dilma-embaralha-sucessao-presidencial-de-2018

A loucura é contagiosa – Artigo de João Pereira Coutinho
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/joaopereiracoutinho/2015/01/1574137-a-loucura-e-contagiosa.shtml

 

Ex-diretor da Petrobras é preso no Rio
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/01/1574787-ex-diretor-internacional-da-petrobras-e-preso-no-rio-diz-tv.shtml