17/03/2015 00:00:00 Clipping ACIL - 17 de março

Bom dia, amigos. Ontem à noite, na ACIL, um grupo formado por cerca de 80 lideranças da cidade conheceu em primeira mão a campanha cívica Brasil, mostra sua garra – que será lançada na manhã do próximo sábado, dia 21 de março, no Calçadão de Londrina, com um show musical de Kiko Jozzolino e banda. O movimento denuncia a corrupção e a incompetência dos governantes brasileiros, mas se fundamenta em cinco valores positivos:transparênciaresponsabilidadejustiçaverdade e respeito. “Que país é esse”, perguntou Renato Duque, ao ser preso pela Polícia Federal. Nós respondemos: – Esse é o país que vai mostrar sua garra contra o mal.

FRASE DO DIA
“Não somos de direita, somos brasileiros direitos.”
(Faixa exibida durante os protestos de 15 de março)

QUE PAÍS É ESSE
A Procuradoria da República no Paraná apresentou denúncia nesta segunda-feira contra o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, e contra o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção e formação de quadrilha. Duque foi preso novamente ontem, durante a 10ª fase da Operação Lava Jato, batizado de “Que país é esse?”, frase de Duque pronunciada no momento de sua primeira prisão.

LAVAGEM DO PT
Segundo o procurador Deltan Martinazzo Dallagnol, há “amplas provas” do envolvimento do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, no esquema de corrupção na Petrobras. Cabia a Vaccari Neto indicar as contas dos diretórios que recebiam os depósitos com recursos oriundos de propina, que depois eram “lavados” como doações eleitorais supostamente legais. “Foram 24 doações ao PT”, afirmou o procurador.

ÀS PANELAS
A presidente Dilma Rousseff foi à televisão ontem para falar sobre os protestos de domingo. E tome panelaço.

FRAUDE NA OFICINA
Quatro pessoas, dentre elas o empresário Luiz Abi Antoun, primo do governador Beto Richa (PSDB), foram presas preventivamente ontem, por determinação do juiz da 3ª Vara Criminal de Londrina, Juliano Nanuncio. Eles são acusados de envolvimento na suposta fraude de, pelo menos, uma licitação feita em caráter emergencial, em dezembro do ano passado, para o conserto de carros oficiais do governo do Paraná.

DE CAIR O QUEIXO
Publicamos na íntegra uma informação do site O antagonista, de Diogo Mainardi e Mario Sabino. É de cair o queixo:
“O tesoureiro do PT, em 2010, pediu 10 milhões de reais de propina à Camargo Corrêa.
A denúncia foi feita pelo vice-presidente da empreiteira, Eduardo Leite, em seu depoimento ao Ministério Público. Ele relatou que João Vaccari Neto abordou-o cobrando 10 milhões de reais de propinas atrasadas e sugeriu que elas fossem pagas por meio de doações ao PT.
A delação premiada do vice-presidente da Camargo Corrêa ainda está sendo homologada pela Justiça, mas o uso da parte referente ao tesoureiro do PT foi autorizado por seu advogado.
O testemunho do empreiteiro é arrasador.
Ele demonstra que o PT usou as doações legais das empreiteiras para lavar o dinheiro roubado da Petrobras. O partido deixou de ser um partido e se tornou uma empresa de fachada, que fornece notas frias.
E seus militantes são os laranjas.”

O HOMEM DA ESQUINA DOCE
Terminemos o clipping ACIL de hoje com doces recordações. A revista Mercado em Foco, da ACIL, publica um perfil do empresário Emilio Baccaro Neto, proprietário da tradicional loja Baccaro, precocemente falecido em 2014. Vale a pena conhecer melhor esse homem de bem no texto assinado pelo jornalista Felipe Brandão.

Tesoureiro do PT é denunciado por corrupção e lavagem de dinheiro

Entrevista de Dilma desencadeia novo panelaço

Gaeco prende quatro por envolvimento em fraude no conserto de carros oficiais

Emilio Baccaro, o homem que adoçava a cidade