21/08/2014 00:00:00 Clipping ACIL - 21 de agosto

Amigos, hoje é Dia do Pioneiro. Há 85 anos, em 21 de agosto de 1929, Londrina começava a nascer com a chegada da caravana da Companhia de Terras Norte do Paraná, liderada por George Craig Smith. Nesta data histórica, duas entidades de grande importância para o desenvolvimento da cidade – ACIL e AML – assinam convênio de cooperação mútua. Nada acontece por acaso. Tenham todos uma excelente quinta-feira!


“O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.”

(Carlos Drummond de Andrade)

 

PRIMEIRA CARAVANA
Há exatos 85 anos, a caravana liderada por George Craig Smith chegava a Londrina. É o marco inicial da história da cidade. Reportagem assinada por Michely Massa, na revista Mercado em Foco, da ACIL, resgata esse episódio memorável. Hoje, um novo empreendimento faz renascer o lugar em que os pioneiros abriram a primeira clareira na mata. O JL destaca o assunto, mas ouve apenas dois historiadores que relativizam a importância histórica do acontecimento. Parte dos especialistas, no entanto, sustenta que a história de Londrina efetivamente começou naquela tarde de agosto.


UNIDAS POR LONDRINA
A ACIL e a AML escolheram o Dia do Pioneiro para firmar uma importante parceria entre as duas entidades. Hoje, às 7h30, os presidentes Valter Luiz Orsi e Antonio Caetano de Paula assinam convênio para certificações digitais, cursos de capacitação e eventos conjuntos. Na opinião de Valter Orsi, a aproximação com a AML acontece no momento ideal. “Há 15 anos, quando estivemos à frente da ACIL pela primeira vez, criamos o Movimento Pé Vermelho Mãos Limpas, que combateu a corrupção. Agora, estamos unindo todas as entidades locais para criar o Movimento Pé Vermelho Mãos Unidas, que vai lutar pela eficiência na gestão pública. Assinar este convênio com a AML é dar um passo importante nesse trabalho conjunto pelo progresso social de Londrina.”  

ESTÍMULO AO CRÉDITO
O Banco Central anunciou ontem um conjunto de medidas para estimular o crédito. A autoridade retirou restrições e criou incentivos com potencial de injetar R$ 45 bilhões na economia. Uma das ações foi elevar em 20% os financiamentos de veículos. Especialistas questionam eficácia das medidas. Há três principais obstáculos: fraca demanda, alto endividamento das famílias e baixo nível de confiança.


DISCURSO HISTÓRICO
O presidente da FIEP, Edson Campagnolo, fez um discurso histórico na festa dos 70 anos da entidade em Curitiba. Entre várias afirmações contundentes, defendeu que as Câmaras Municipais passassem a contar com vereadores não-remunerados. Essa parte do discurso provocou a fúria de alguns vereadores curitibanos. Ainda nesta semana, o Clipping ACIL vai disponibilizar a versão integral do discurso de Campagnolo, para que todos possam fazer suas próprias conclusões.
 
MARINA SILVA
O PSB oficializou a candidatura de Marina Silva à Presidência da República, tendo Beto Albuquerque (PSB-RS) como candidato a vice. Fragilidade do sistema partidária acaba por fortalecer o nome da ex-ministra e ex-senadora acreana. A coligação formada por seis partidos rachou. O PSL anunciou ontem que vai deixar a aliança por discordar das ideias “nebulosas” da nova candidata. Outras duas siglas da chapa – PHS e PRP – também estariam insatisfeitas. Ficou acertado que a candidata não precisará subir em palanques “desconfortáveis” , como no do governador paranaense, Beto Richa (PSDB), aliado do PSB no Estado.


JOSÉ SERRA
Às vésperas da eleição, o ex-governador José Serra é chamado pela Polícia Federal a depor sobre suposto cartel de transporte em São Paulo. Serra lidera a corrida ao Senado e diz achar “estranha” a intimação neste momento.
 

Há 85 anos, chegava a nova caravana – Um novo Marco Zero (páginas 26 e 27)
http://www.acil.com.br/upload/revistas/revista_acil_20/#/26

http://www.jornaldelondrina.com.br/cidades/conteudo.phtml?tl=1&id=1492745&tit=Ha-85-anos,-Craig-Smith-chegou-ao-Marco-Zero-e-deu-inicio-a-historia-de-Londrina-

ACIL e AML, de mãos unidas por Londrina
http://www.acil.com.br/noticias-detalhe/20/08/2014/aml-acil-maos-unidas-por-londrina


BC lança medidas para injetar R$ 45 bi na economia
http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--2284-20140821&tit=bc+anuncia+novo+estimulo+ao+credito+para+injetar+r+25+bi+no+mercado


Demanda fraca limita medidas do BC para o crédito
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/08/1503508-demanda-fraca-limita-eficacia-das-medidas-do-bc-para-credito.shtml


Polícia Federal convoca José Serra para depor sobre suposto cartel
http://www.jornaldelondrina.com.br/cidades/conteudo.phtml?tl=1&id=1492745&tit=Ha-85-anos,-Craig-Smith-chegou-ao-Marco-Zero-e-deu-inicio-a-historia-de-Londrina-

PSB oficializa candidatura de Marina Silva à Presidência
http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2014/08/20/fragilidade-partidaria-fortalece-projeto-de-marina/


Discurso histórico de Edson Campagnolo desagrada vereadores curitibanos
http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?tl=1&id=1492744&tit=Discurso-de-Campagnolo-desagrada-vereadores-de-Curitiba