21/07/2014 00:00:00 Clipping ACIL - 21 de julho

Bom dia, amigos. Seguem os destaques da imprensa nesta bela e fria manhã de segunda-feira. A todos, desejamos uma excelente semana, cheia de luz e realizações. Vamos às notícias. Antes, porém, uma frase para reflexão.

FRASE DO DIA
“Quando uma empresa ou pessoa gasta mais do que ganha, vai à falência. Quando o governo gasta mais do que ganha, ele te manda a conta.”
(Ronald Reagan)


FEIRA SEM-LEI
Exemplo escandaloso de concorrência desleal e desrespeito às leis, a Feirinha da Madrugada aconteceu mais uma vez neste final de semana em Londrina. Comercializando produtos de origem duvidosa e ao arrepio das legislações fiscal e trabalhista, o evento reúne comerciantes estrangeiros (na maioria, chineses e bengaleses), prejudica severamente o comércio local (principalmente os pequenos lojistas) e vai embora da cidade levando recursos e deixando um rastro de ilegalidade. A ACIL vai agir para evitar que essa feira sem-lei continue causando malefícios a Londrina. Segundo o presidente da ACIL, Valter Orsi, já foi definido que, na próxima vez que tentarem se instalar na cidade, será acionada uma força-tarefa entre órgãos públicos e entidades de classe vão para impedir a Feirinha. “Estamos nos organizando para impedir que esse tipo de evento se repita.”

 

CITY SHOPPING
Na sexta-feira, o Ministério Público de Londrina denunciou nove pessoas por improbidade administrativa no caso do City Shopping. Embora não tenham encontrado nenhuma evidência de corrupção, os promotores Leila Schimiti e Renato de Lima Castro viram “omissão” de agentes públicos na construção do empreendimento. O procurador-geral do município, Paulo Valle, e a presidente do Ippul, Ignes Dequech, foram denunciados simplesmente por reconhecer a dubiedade na lei que regula a questão.

 

TEATRO MUNICIPAL
A primeira fase das obras do Teatro Municipal de Londrina, próximo ao Marco Zero, está chegando ao fim. A primeira parte da construção inclui a  terraplanagem do terreno, as fundações e a parte estrutural de concreto armado. Mas o Ministério da Cultura atrasou o envio de recursos para as obras.

 

PROJETO PARA O LAGO
Grupo de moradores e ambientalistas elaborou uma proposta de 300 páginas para conter a degradação do Lago Igapó. O “Programa de Ecocidadania” prevê 14 subprojetos – quatro deles com substância suficiente para o começo de uma ampla ação coletiva. Londrinenses seriam convocados a participar da solução de problemas que mais atormentam a cidade: das calçadas destruídas e poluição nas ruas ao assoreamento de lagos. A ideia é resolver o problema do lago sem depender exclusivamente do poder público.


PRESOS SEM TRABALHO
Índice de detentos que trabalham nos presídios do Paraná está abaixo da média nacional. Entre a população carcerária no Estado, apenas 12,3% realizam algum tipo de atividade produtiva. Assunto é destaque de capa da Folha de Londrina.

CONTRATAÇÃO DE TEMPORÁRIOS
Portaria do Ministério do Trabalho prevê a ampliação para nove meses do limite máximo para a contratação de profissionais com o objetivo de substituir funcionários efetivos em empresas. Anteriormente o limite era de seis meses. De acordo com a nova portaria, os contratos de trabalho temporário poderão durar até nove meses desde que as circunstâncias e motivos da empresa justifiquem a opção.

Feirinha da Madrugada volta a ser realizada em Londrina e prejudica varejo local
http://www.jornaldelondrina.com.br/cidades/conteudo.phtml?tl=1&id=1485394&tit=%27Indesejada%27,-Feirinha-do-Bras-atrai-varios-consumidores-em-Londrina


Poucos presos trabalham no Paraná
http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--2318-20140721&tit=apenas+123+dos+presos+trabalham+no+parana


MP denuncia agentes públicos por “omissão” nas obras do City Shopping
http://www.jornaldelondrina.com.br/cidades/conteudo.phtml?tl=1&id=1484993&tit=Para-MP-agentes-publicos-foram-omissos-no-caso-do-City-Shopping


Mudanças na contratação de temporários
http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--2150-20140721&tit=mudancas+na+contratacao+de+temporarios


Soluções para o Igapó que não passam apenas pela Prefeitura
http://www.jornaldelondrina.com.br/cidades/conteudo.phtml?tl=1&id=1484927&tit=Solucoes-para-o-Igapo-que-nao-passam-apenas-pela-Prefeitura


Teatro Municipal começa a tomar forma em Londrina
http://www.jornaldelondrina.com.br/cultura/conteudo.phtml?tl=1&id=1485033&tit=Teatro-Municipal-comeca-a-tomar-forma-em-Londrina