27/08/2014 00:00:00 Clipping ACIL - 27 de agosto

Bom dia, amigos. Londrina perdeu nesta terça-feira um de seus cidadãos mais eminentes: Dalton Paranaguá. Que a biografia de Dr. Dalton sirva de modelo para homens públicos de nosso tempo.


FRASES DO DIA

“Fui eleito para servir, e não me servir.”
“A saúde do povo é a lei suprema.”
“Aos companheiros, minha gratidão; aos inimigos, meus respeitos.”

(Dalton Paranaguá, 1927-2014)


DALTON PARANAGUÁ
Dalton Paranaguá morreu ontem aos 87 anos. Ele foi prefeito de Londrina (1969-1972) e secretário estadual da Saúde (1966-1969). Médico, piauiense de nascimento e pé-vermelho por adoção, durante a sua vida pública deu prioridade às áreas da educação e saúde. Na campanha para a Prefeitura, foi apelidado de “Moringa Fresca” (o que deu origem ao nome do Ginásio Moringão) e elegeu-se com o slogan “A saúde do povo é a lei suprema”. Há sete anos, sofria com o mal de Alzheimer. Vale a pena ler o perfil de Dalton escrito por seu biógrafo José Antonio Pedriali (link abaixo). “Paranaguá deixou a vida pública mais pobre do que antes e dependeu nos últimos anos da ajuda dos filhos para se manter”, diz o autor.


CORRIDA PRESIDENCIAL
Pesquisa divulgada pelo Ibope mostra mudanças importantes na corrida presidencial. Dilma Rousseff (PT) lidera com 34%, seguida por Marina Silva (PSB), com 29%, e Aécio Neves (PSDB), com 19%. Em resumo, Dilma caiu, Marina subiu e Aécio oscilou para baixo. Torna-se cada vez mais provável um segundo turno entre Dilma e Marina. Nesse caso, se as eleições fossem hoje, Marina venceria a atual presidente por 45% a 36%. Haja reviravolta. Ontem à noite, candidatos fizeram o primeiro debate, na Band. Petrobras e manifestações de rua estiveram entre os temas.


OUVIDORIAS
A falta de independência tem minado a atividade das ouvidorias públicas em empresas, governos e instituições. Levantamento feito em 2013 pelo Ipea em 98 ouvidorias públicas mostrou que a atuação desses órgãos ainda fica a desejar no Brasil.


FRIO
Prepare os casacos. Massa de ar polar faz com que a temperatura não ultrapasse hoje os 22 graus em Londrina. Mínima foi de 9 graus. Amanhã esquenta.

LAR FELIZ
O consultor empresarial Júlio Sampaio lança amanhã em Londrina o livro “60 dicas para um lar feliz e transformador”. Em entrevista ao JL, ele afirma: “Para que um lar seja feliz, é preciso que o ambiente seja adequado, onde exista harmonia, limpeza, claridade e se possível flores; que as pessoas queiram fazer o bem, tenham gratidão e não sejam apegadas (ao outro, ao passado, ao futuro, ao dinheiro, etc.)”.


CRIME HEDIONDO
O professor Sérgio Paulo Adolfo, do Departamento de Letras da UEL, foi encontrado morto em seu carro ontem à tarde, no Jardim Pacaembu (Zona Norte de Londrina). Corpo tinha sinais de estrangulamento. Morte de Sérgio Adolfo provocou comoção na comunidade universitária. Doutor em literatura, ele era estudioso de autores africanos.

ESPORTE EM ALTA
Na contramão da crise, o setor de artigos e calçados esportivos deve fechar o ano com crescimento de vendas de 8% em relação a 2013. Previsão é do instituto Ibope Inteligência.

Ex-prefeito Dalton Paranaguá morre aos 87 anos
http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--3035-20140827&tit=dalton+paranagua+morre+aos+87+anos

Perfil de Dalton Paranaguá, por José Antonio Pedriali
http://www.acil.com.br/noticias-detalhe/26/08/2014/morre-dalton-paranagua


 

Segundo Ibope, Marina venceria Dilma no segundo turno
http://eleicoes.uol.com.br/2014/noticias/2014/08/26/ibope-dilma-tem--marina--aecio-.htm

Candidatos presidenciais trocam acusações em primeiro debate
http://eleicoes.uol.com.br/2014/noticias/2014/08/27/luta-em-10-rounds-debate-e-marcado-por-ataques-entre-dilma-marina-e-aecio.htm


 

Falta de autonomia mina as ouvidorias públicas
http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--3003-20140827&tit=subordinacao+mina+papel+das+ouvidorias+publicas

Professor da UEL é encontrado morto
http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--3039-20140826&tit=professor+da+uel+e+encontrado+morto+dentro+de+carro+em+londrina


Massa de ar polar derruba temperaturas em Londrina

http://www.jornaldelondrina.com.br/cidades/conteudo.phtml?tl=1&id=1494327&tit=Massa-de-ar-polar-derruba-temperaturas-em-Londrina;-termometros-marcaram-9-graus

Venda de artigos esportivos deve crescer 8%
http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--3013-20140827&tit=venda+de+artigos+esportivos+deve+crescer+8+neste+ano