28/08/2014 00:00:00 Clipping ACIL - 28 de agosto

Bom dia, amigos. Nossa quinta-feira começa com uma boa notícia para o centro da cidade – e para Londrina inteira: o novo Centro Cultural do Sesc, que vai funcionar no antigo prédio do Cadeião, na Rua Sergipe, já está quase pronto. Unidade será entregue em novembro, nas comemorações pelos 80 anos da cidade. E, para quem perdeu, temos o link para entrevista da candidata Marina Silva ao Jornal Nacional, realizada ontem.


FRASE DO DIA
“Só tem direito de criticar aquele que se dispõe a ajudar.”
(Abraham Lincoln, presidente americano)


Visite o Site ACIL para conhecer os produtos e serviços da entidade.

DE CADEIÃO A CENTRO CULTURAL

A revitalização do antigo Cadeião da Rua Sergipe está praticamente pronta. Novo espaço cultural deve ser entregue pelo Sesc nas comemorações de 80 anos da cidade. Investimento foi de R$ 3 milhões. É impressionante a diferença entre o prédio abandonado e as novas instalações. É a Nova Sergipe que surge na cidade.

 

CONVERSA COM O PRESIDENTE
Começou a ser publicada ontem a coluna eletrônica Conversa com o Presidente, em que o presidente da ACIL, Valter Luiz Orsi, discutirá temas da atualidade e abrirá espaço para opiniões sobre assuntos relacionados a política, economia, desenvolvimento e empreendedorismo. A coluna estreia com a participação de um convidado bastante especial: Dom Albano Cavallin, arcebispo emérito de Londrina. Confira!

 

LIQUIDA SAUL
De hoje até sábado os comerciantes da Avenida Saul Elkind realizam o Liquida Saul. O evento é uma iniciativa dos lojistas e da comissão de revitalização da via. O objetivo é valorizar o comércio local e chamar a atenção dos moradores da região para a necessidade de cuidar da avenida que fica em uma das áreas mais valorizadas de Londrina.

 

ARSELON
O prefeito de Londrina Alexandre Kireeff protocolou ontem na Câmara Municipal de Londrina projeto de lei para criar a Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Londrina (Arselon). Estrutura prevê 70 funcionários de carreira e quatro diretores, além de sete cargos comissionados. A exemplo de agências reguladores em nível federal, como a Anatel (telefonia) e Aneel (energia elétrica), a Arselon será responsável por fiscalizar a qualidade dos serviços, impor multas e definir tarifas. Ideia do órgão surgiu dentro da discussão sobre abastecimento de água e tratamento de esgoto, mas outros serviços podem ser abarcados.

MARINA NO JN
A candidata presidencial Marina Silva (PSB) foi entrevistada ontem por William Bonner e Patrícia Poeta no Jornal Nacional. Houve uma dura sequência de perguntas. E Marina se viu em dificuldades para esclarecer temas espinhosos, tais como a situação irregular do avião de campanha do PSB, o plantio de transgênicos e a rejeição dos eleitores acreanos à sua candidatura. Mercado financeiro já aposta na vitória de Marina – e a Dilma Rousseff está virando zebra.

AÉCIO NO ESTADÃO
Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o candidato presidencial Aécio Neves prometeu reduzir em um terço o número de cargos comissionados no governo. Segundo ele, “Brasil não é para amadores”.


RECESSÃO TÉCNICA
Em artigo no Estadão, José Paulo Kupfer diz que na sexta-feira o País saberá se já entrou na chamada “recessão técnica”, definida na maior parte dos países quando uma economia deixa de crescer por dois trimestres consecutivos. Kupfer, no entanto, adianta que há outros elementos a considerar para um diagnóstico preciso.

GRAÇA FOSTER
O Tribunal de Contas da União adiou mais uma vez a decisão final sobre o bloqueio de bens da presidente da Petrobras, Graça Foster, no caso da compra da refinaria em Pasadena. Mas ela já dispõe de maioria para se livrar da punição no TC. A executiva transferiu para familiares os seus bens imóveis um ano depois de iniciadas as investigações sobre Pasadena.


DEMISSÕES NA CODEL
A Codel demitiu os servidores Eduardo Ivan Reale e José Hilário foram após a conclusão do processo administrativo disciplinar que apurava o recebimento de propina em esquema que facilitava a doação de terrenos a empresários.


PLANTA DE VALORES
Em artigo no JL, o secretário municipal de Fazenda, Paulo Bento, responde a críticas sobre as mudanças na planta de valores do IPTU de Londrina. “Inúmeros contribuintes pagam menos do que deveriam e outros tantos, bem mais do que deveriam”, escreve o secretário.


SÉRGIO ADOLFO
A Polícia Civil tem imagens de câmera de segurança do principal suspeito pela morte do professor da UEL Sérgio Adolfo, ocorrida na terça-feira. Docente foi vítima de estrangulamento. Crime chocou a cidade e causou comoção no meio universitário.
 


Veja como era e como ficou o Cadeião da Sergipe
http://www.jornaldelondrina.com.br/cidades/conteudo.phtml?tl=1&id=1494440&tit=Veja-como-era-e-como-ficou-o-Cadeiao-da-Sergipe


Conversa com o Presidente – por Valter Luiz Orsi
http://www.acil.com.br/noticias-detalhe/27/08/2014/conversa-com-o-presidente-dom-albano


Começa hoje a primeira edição do Liquida Saul
http://www.acil.com.br/noticias-detalhe/27/08/2014/comeca-nessa-quinta-o-liquida-saul


Kireeff envia projeto de lei para criar agência reguladora
http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--3138-20140828&tit=agencia+reguladora+tera+70+servidores


Codel demite servidores acusados de receber propina
http://www.jornaldelondrina.com.br/cidades/conteudo.phtml?tl=1&id=1494345&tit=Codel-demite-servidores-suspeitos-de-receber-propina-em-esquema-de-doacao-de-terrenos


IPTU: onde está o confisco? – Artigo de Paulo Bento
http://www.jornaldelondrina.com.br/colunas/ponto-de-vista/conteudo.phtml?tl=1&id=1494484&tit=IPTU-progressivo:-onde-esta-o-confisco%3f


Polícia tem imagem de suspeito de matar professor
http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--3125-20140828&tit=policia+tem+imagem+de+suspeito+de+matar+professor


Suspeitas sobre avião de Campos deixaram Marina vulnerável
http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2014/08/28/jn-jato-de-campos-cai-sobre-a-pose-de-marina/


“Há uma lenda de que sou contra os transgênicos”, diz Marina
http://eleicoes.uol.com.br/2014/noticias/2014/08/27/ha-uma-lenda-que-eu-sou-contra-transgenicos-diz-marina-em-entrevista.htm

Veja na íntegra a entrevista de Marina Silva ao JN
https://www.youtube.com/watch?v=Xky4LcuzKrA

Mercado financeiro aposta em Marina e Dilma vira zebra
http://blogs.estadao.com.br/fabio-alves/marina-dilma-zebra/

Aécio promete reduzir cargos no governo
http://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,aecio-promete-cortar-um-terco-dos-cargos-comissionados,1550536

Recessão técnica – Artigo de José Paulo Kupfer
http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,recessao-tecnica-imp-,1549605