05/03/2015 00:00:00 Clipping ACIL - 5 de março

Bom dia, amigos. A Justiça determinou que os professores paranaenses voltem às aulas, mas a categoria decidiu continuar com a greve, prejudicando milhares de alunos em todo o Estado. Enquanto isso, o Governo Federal tenta usar a crise financeira do Paraná como “cortina de fumaça” para enfraquecer os protestos marcados para o dia 15 de março. A propósito, vale ler a análise do informadíssimo colunista Carlos Brickmann: segundo ele, o Governo Federal elegeu o Paraná como campo de batalha para melar o movimento de indignação contra o governo Dilma. Mesmo em meio à crise, há espaço para a criação e a inovação: é o que mostra o mapa colaborativo desenvolvido pelo APL de TI de Londrina para identificar novos negócios na área tecnológica. Uma ótima quinta-feira a todos.


FRASE DO DIA
“Rodrigo Janot, como sabem, recomendou ao Supremo Tribunal Federal que não abra inquérito para investigar o senador Aécio Neves (MG), presidente do PSDB. E fez o mesmo com a presidente Dilma Rousseff (PT). Inventou-se uma narrativa em que, na história do Petrolão, Aécio e Dilma são iguais: nada têm a ver com o peixe. Mas, por favor, não confundam Rodrigo Janot com um engavetador-geral. Eu preferiria, para ser justo, o epíteto de absolvedor-específico. Ou, quem sabe, de pizzaiolo-geral da República.”
(Reinaldo Azevedo, jornalista)

DILMA REPROVADA
O governo Dilma é reprovado por 82% dos paranaenses. Repito: o governo Dilma é reprovado por 82% dos paranaenses. E 51% dos que votaram em Dilma em 2014 não repetiriam o voto hoje.

GLEISI E PAULO BERNARDO
Três políticos do paranaense são dados como certos na lista de Rodrigo Janot: a senadora Gleisi Hoffmann (PT), o ex-ministro Paulo Bernardo (PT) e o deputado Nelson Meurer (PP). O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), já está rebatendo as acusações de que teria elevado as taxas de propina no esquema do Petrolão.

DILMA FORA
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, engavetou pedido de inquérito contra a presidente Dilma Rousseff. Para dar um ar de equidade à decisão, fez o mesmo com Aécio Neves (PSDB). De Lula, ninguém fala. Por quê?


GREVE ILEGAL
A Justiça determinou que a greve dos professores paranaenses é ilegal e ordenou que eles voltem às aulas. A categoria, comandada pela radicalizada APP-Sindicato, bate o pé e continua em greve. Líder do governo diz que a partir de agora movimento é puramente político. E desembargador afirma que as crianças sem aula são as maiores vítimas do conflito entre professores e governo.


LIBERDADE
José Genoino é um homem livre. Seu irmão, José Nobre, é líder do governo petista na Câmara. O assessor do Nobre deputado, em 2005, foi pego com dólares na cueca.


INDÚSTRIA
A produção industrial cresceu 2% em janeiro. Mas economistas dizem que é uma alta pontual.

MAPA DA CIDADE GENIAL
Mapa colaborativo vai identificar os novos negócios no setor de Tecnologia da Informação em Londrina. É mais uma iniciativa do movimento Londrina Cidade Genial. “O mapa nos permite olhar para a região e entender o volume de novos negócios que surgem”, diz Gabriel Henríquez, presidente do APL de TI de Londrina e região. “Se eu fosse um investidor, certamente iria checar esse mapa. Identificar os atores dá a percepção geral do que acontece para quem quer entrar, fazer contato ou mesmo procurar serviços”, explica. Incubadoras e aceleradoras também podem se mostrar na plataforma.

RECÁLCULO DO ROMBO
O Governo do Paraná recalculou o déficit nas contas do Estado. Em vez de R$ 4,6 bilhões, a Secretaria Estadual da Fazenda diz o rombo é de R$ 934 milhões.


VALE A PENA LER
Comentários do jornalista Carlos Brickmann:
“Beto Richa enfrenta uma série de problemas neste início de segundo mandato. A Associação Paranaense de Professores, radicalizadíssima, ligada a partidos como PSOL, PSTU e também PT, está em guerra com o governador. Richa enfrenta a necessidade do ajuste fiscal, sempre doloroso e impopular. O Paraná – que formava com São Paulo a dupla de Estados que o PT tinha como prioritários em 2014, e nos quais perdeu já no primeiro turno – é visto como possível contraponto ao desmanche do prestígio do Governo Federal. É lá o foco da luta.
Grandes grupos de militantes pró-PT estão sendo enviados ao Paraná – CUT, MTST, MST – que Lula chamou de ‘exército de Stedile’, referindo-se ao chefe dos invasores de terras. Devem manifestar-se na sexta,13, contra Beto Richa e os tucanos; e ficar por lá no mínimo até domingo, 15, para contrapor-se às manifestações contra o Governo Federal. O clima em Curitiba é o mais quente do país.”


Pesquisa mostra que 82% dos paranaenses reprovam Dilma
http://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/82-dos-paranaenses-desaprovam-a-gestao-dilma-c3n1xzvz1wdtvexx08gdnwhbl?ref=capa-gg


Gleisi, Paulo Bernardo e Meurer estão na lista de Janot, afirma jornal
http://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/paranaenses-estao-na-lista-da-lava-jato-afirma-jornal-0eqgev6j844x8tlagdmele7jl?ref=capa-gg


Janot pede arquivamento de investigação contra Dilma
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/janot-pediu-arquivamento-de-investigacao-contra-dilma-diz-jornal


Justiça determina que professores voltem às aulas
http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/desembargador-determina-retorno-imediato-as-aulas-7jgglk1553hx2n7nbow7lplm9?ref=capa-gg


http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--548-20150305&tit=professores+mantem+greve+mas+justica+exige+retorno+imediato+das+aulas

http://www.jornaldelondrina.com.br/londrina/conteudo.phtml?tl=1&id=1534652&tit=A-partir-daqui-a-greve-e-politica-dispara-lider-do-governo


Desembargador diz que crianças são as maiores vítimas da greve
http://www.jornaldelondrina.com.br/londrina/conteudo.phtml?tl=1&id=1534675&tit=Com-quase-10-das-aulas-perdidas-alunos-estao-preocupados-com-a-greve

Supremo extingue pena de José Genoino
http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2015/03/04/supremo-extingue-pena-de-genoino.htm


Produção cresce 2%, mas não reverte tendência de queda
http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--542-20150305&tit=producao+industrial+cresce+2+mas+alta+e+tida+como+pontual

Governo Federal busca novo alvo e o encontra no Paraná
http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/opiniao-2/em-busca-de-um-novo-alvo-e-outras-cinco-notas-de-carlos-brickmann/