12/05/2022 10:55:59 Colaboradores valorizados geram clientes satisfeitos

Fonte: Michelle Aligrei - revista Mercado em Foco/ACIL

Empresas consideradas excelentes lugares para se trabalhar - GPTW -  se destacam por inúmeros motivos. Um olhar diferenciado para as práticas que envolvem o desenvolvimento e o bem-estar dos colaboradores é um dos principais fatores que contribuem com a conquista deste selo. Receber este reconhecimento mostra o quanto a empresa investe em ações que tornam o ambiente de trabalho motivador e saudável.  

No entanto, é preciso mais do que isso para se destacar no mercado e na sociedade. Cada vez mais as empresas estão percebendo que ter um propósito que promove identificação com o público consumidor ou que ter características que fortalecem a identidade da marca são itens que antigamente não faziam sentido, mas diante do cenário atual fazem a diferença. 

Inovação 

Com 53 colaboradores, a Leanwork respira inovação. Uma prova disso é que, para boa parte do time da empresa, o trabalho na modalidade home office já era conhecido - e praticado - muito antes da pandemia. O escritório existe e está disponível para aqueles que quiserem trabalhar presencialmente, inclusive, para estimular esta escolha algumas “vantagens” são oferecidas, como o quickmassage, aplicado semanalmente por uma fisioterapeuta. O CEO da empresa, Leonardo Sanches, explica que a estratégia deu certo já que o dia da massagem é o que reúne mais colaboradores na empresa.  

A criatividade e a busca por soluções fazem parte do DNA da Leanwork, já que a empresa presta serviços relacionados a tecnologia, especialmente focados no e-commerce. Diante de um grupo de colaboradores espalhados por diferentes localidades, Sanches explica que um dos objetivos da empresa é promover a integração da equipe. “A cultura da Lean é dar muita autonomia para os colaboradores nos projetos. Acreditamos que isso gera um impacto positivo de confiança e agilidade nos processos. Internamente, falamos que damos autonomia com responsabilidade”, explica. Ele acrescenta que confiança mútua e autonomia geram sucesso e crescimento para o negócio.  

Este tipo de iniciativa certamente resulta em colaboradores mais motivados que se dedicam ao trabalho com entusiasmo e comprometimento. Para conquistar ainda mais o time, Sanches explica que a empresa desenvolveu uma plataforma de integração que permite reuniões online e ambientes virtuais diferenciados como um terraço, uma sala de jogos e até uma praia. Estas são algumas das inovações que fazem a Leanwork se destacar para seus colaboradores.  

Tradição

Há 28 anos no mercado e com cerca de 90 colaboradores, a equipe da Indusbello entendeu faz tempo que para conquistar o seu lugar no mercado, é preciso mais do que bons produtos e excelente atendimento. Um olhar com foco na área ambiental tem ganhado destaque na empresa que fabrica produtos médicos e odontológicos e atualmente atende mais de 30 países. Kelly Cristina Firmino Tolotto, supervisora de Recursos Humanos, explica que para conquistar as várias certificações que tem, a empresa adotou processos diferenciados. “A maior parte dos nossos produtos utiliza plástico, por isso, temos uma coleta dentro da empresa, voltada para a área produtiva. Este cuidado faz a diferença não apenas pelas certificações, mas especialmente por conta do nosso papel na sociedade e até mesmo pelo negócio que exercemos”, explica. 

Ela acrescenta que a questão social é trabalhada internamente e que este cuidado reflete positivamente na empresa. “Hoje estamos com um olhar mais comportamental dos colaboradores, estamos promovendo treinamentos com temáticas que possibilitam o desenvolvimento pessoal”, acrescenta.  

Acompanhando as tendências

A instalação de tecnologia que possibilita a utilização de energia fotovoltaica foi um dos investimentos realizados pela Diflex Distribuidora de Alimentos no ano passado. A empresa entendeu que se adequar à nova realidade é uma estratégia eficaz para se manter competitiva no mercado. “Estamos procurando acompanhar o que está acontecendo no mundo e nos adequar dentro do que é possível”, explica Adelino Favoretto Junior, diretor presidente da empresa. Ele, que veio de uma família de pecuaristas e é formado em medicina veterinária, decidiu mudar sua área de atuação há 26 anos. “Começamos com seis colaboradores e hoje temos 42”, explica.  

Conforme ele, um olhar diferenciado para os colaboradores faz com que a empresa mantenha uma equipe comprometida, o que reflete no melhor atendimento aos clientes e na entrega de resultados da equipe. “Eu acredito muito em pessoas e se cheguei até aqui não foi sozinho. As pessoas são importantes para o negócio, precisam ter um ambiente sadio e seguro para produzir e entregar os resultados que a empresa precisa. Dos três itens, temos uma preocupação maior com o social, nosso maior patrimônio são as pessoas”, aponta Favoretto.    

Um grande desafio da empresa é se adequar às expectativas das novas gerações. “São dois tipos de pessoas. A geração anterior não dá valor para as questões sociais e ambientais, não se preocupa se os colaboradores estão satisfeitos, mas as pessoas que estão vivendo neste novo mundo, os novos consumidores, estão preocupados com isso. Está vindo uma nova geração que vai exigir mais das empresas e vai consumir das empresas com as quais se identificam. Isso é bom porque teremos empresas mais sustentáveis. É preciso se adequar, esta adaptação precisa estar sempre no nosso radar”, complementa.  

Manter uma visão de futuro alinhada com as tendências do mercado e com as expectativas dos clientes é um caminho obrigatório para as empresas que desejam se firmar diante de um público cada vez mais exigente, que avalia mais do que o produto na hora de consumir e esperadas empresas posturas responsáveis em relação ao meio ambiente e aos seus colaboradores.