Notícias

|

Com horário reduzido, Londrina é a única cidade da região a perder empregos

Fonte: Assessoria ACIL 

Os números referentes ao mês de julho divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) foram negativos para Londrina, que perdeu 35 postos de trabalho. Todas as outras cidades da região registraram aumento de empregados: Maringá (+173), Apucarana (+183), Arapongas (+686), Rolândia (+441), Cambé (+236) e Ibiporã (+58).

São cidades que mantêm, com pequenas diferenças, um horário de comércio ampliado. Quase todas, com exceção de Maringá, permitem que suas lojas abram aos sábados. Apucarana, Arapongas, Rolândia e Ibiporã voltaram ao horário normal. Cambé mantém horário reduzido durante a semana, mas permite a abertura aos sábados. A única com horário reduzido e fechamento nos fins de semana é Londrina, onde o comércio de rua abre de segunda a sexta, das 10hs às 16hs, e shoppings das 11hs às 19hs, também de segunda a sexta.

O horário reduzido está impedindo a criação de novos empregos e atrapalha o crescimento da cidade. Londrina permanece perdendo vagas de trabalho enquanto todas as cidades da região estão abrindo novos postos, mostrando uma atividade econômica similar ao período anterior à pandemia.

Por isso a ACIL defende novamente a flexibilização do horário do comércio para lojas de rua e shoppings. Os empresários vêm mostrando responsabilidade, disponibilizando álcool gel, mantendo o distanciamento e impedindo a entrada de pessoas sem máscara nos estabelecimentos.

A solicitação, feita à Prefeitura em parceria com o Sincoval, levaria o comércio de rua a trabalhar de segunda a sexta, das 9hs às 18hs, e aos sábados, das 9hs às 13hs. Os shoppings abririam de segunda a sábado, das 12hs às 22hs. Desta forma, Londrina trabalharia em horários semelhantes às cidades da região.

A ampliação do horário, conforme proposto, permitiria que os consumidores fossem às compras em horários de menor movimento, evitando aglomerações. O horário reduzido faz com que um número maior de pessoas circule ao mesmo tempo.

É possível, com responsabilidade e segurança, que as atividades econômicas trabalhem em horários ampliados para que Londrina volte a crescer, reagindo contra o desemprego, combatendo a crise e a pandemia ao mesmo tempo.


Compartilhe com o universo

Compartilhar Com horário reduzido, Londrina é a única cidade da região a perder empregos no Facebook Compartilhar Com horário reduzido, Londrina é a única cidade da região a perder empregos no Twitter Compartilhar Com horário reduzido, Londrina é a única cidade da região a perder empregos no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *