05/06/2015 00:00:00 Sindicatos debatem abertura do comércio para o dia 12 de junho

Fonte: Folha de Londrina

Representantes do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e Região (Sincoval) e do Sindicato dos Empregados no Comércio de Londrina (Sindecolon) serão recebidos às 15 horas de amanhã, pelo prefeito Alexandre Kireeff, na Prefeitura, para discutir a possibilidade de abertura de lojas no feriado do Padroeiro de Londrina, na próxima sexta-feira, dia 12. Apesar de o chefe do Executivo apenas confirmar a agenda com os sindicalistas, existe a expectativa de mediação para um acordo, já que a data coincidirá com o Dia dos Namorados. 

O presidente do Sincoval, Roberto Martins, confirma apenas uma consulta ao Sindecolon sobre a possibilidade de abertura das lojas. Ele diz que o interesse é manter as lojas abertas para vendas de última hora em uma importante data comercial, trocando o feriado pela segunda-feira seguinte. Ele afirma que a entidade de trabalhadores rejeitou a proposta, mas pretende "fazer um anúncio na próxima segunda-feira". 

Para o presidente do Sindecolon, José Lima do Nascimento, não há sentido em discutir o assunto tão em cima da hora, mas ele vai à reunião. Ele conta que foi feita uma consulta por amostragem com os trabalhadores, que não querem expediente na data. Ainda, diz que somente a Câmara poderia propor o fim do feriado municipal e que grandes lojas, como a Havan, negociam com antecedência justamente para ter tempo para definir benefícios para o dia trabalhado, como abono, pagamento de horas extras e folga.