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Comércio varejista tem dificuldade para recuperar vendas a prazo, segundo SPC ACIL

Fonte: Assessoria ACIL

Os indicadores do Sistema de Proteção ao Crédito da ACIL apontam diminuição de 53% no número de consumidores que deixaram de pagar suas contas em dia, quando comparados aos percentuais de inadimplência do mês de agosto do ano passado. “Historicamente, a taxa de inadimplência é próxima a 5%, ou seja, de cada 100 vendas a crédito, 5 delas não são pagas até 30 dias após seu vencimento”, analisa o consultor econômico da ACIL, Marcos Rambalducci.

Segundo o economista, o comércio varejista ainda não conseguiu recuperar o ritmo de vendas a crédito de antes da pandemia. “Uma parte disso poderia ser explicada por uma maior disciplina financeira por parte do consumidor, mas o que mais justifica este percentual de redução na inadimplência é o recuo nas vendas a prazo pelo comércio varejista de Londrina, que ainda não conseguiu voltar aos patamares de antes da COVID-19”.

A análise de Rambalducci também ajuda a entender um percentual menor de consumidores que conseguiram quitar ou negociar suas pendências e retirar seu nome do sistema de proteção ao crédito. Foram 34% menos pessoas que limparam seu nome em relação ao mesmo mês do ano passado. “Com a redução nas vendas a prazo, cai o potencial de inadimplentes e, por consequência, a base dos que precisam limpar o nome cai proporcionalmente”, ressalta.

 


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