Notícias

|

Comércio de veículos cai 10,8% em abril

Após o forte desempenho de março, motivado pela expectativa do fim da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), as vendas de veículos no Paraná recuaram em abril. A baixa foi de 10,8% em relação ao mês anterior e de 12,7% na comparação com igual período do ano passado. Os números – que incluem o varejo de automóveis, utilitários, caminhões e ônibus – foram divulgados ontem pela regional paranaense da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave-PR).

 

O desempenho do mercado nacional foi parecido. Em abril, as vendas das concessionárias de todo o país caíram 13,6% em relação a março e 10,3% frente a abril de 2008. Apesar dessa retração, as boas vendas dos meses anteriores – principalmente março – garantiram que, na média nacional, o primeiro quadrimestre do ano terminasse praticamente “empatado” com o mesmo período de 2008. Em todo o Brasil, foram vendidos 903 mil carros, ônibus e caminhões no período, com leve baixa de 0,7%. Considerando-se apenas automóveis e utilitários, houve um ligeiro avanço, de 0,1%.

 

No Paraná, no entanto, o consumidor reagiu de maneira mais tímida à redução do IPI. De janeiro a abril, as concessionárias do estado venderam 67 mil veículos, número 8,6% inferior ao dos quatro primeiros meses do ano passado. Isoladamente, as vendas de automóveis e utilitários somaram 64 mil unidades, 8,2% a menos que no primeiro quadrimestre de 2008.

 

Para o presidente nacional da Fenabrave, Sérgio Antonio Reze, o IPI reduzido não deve ser renovado mais uma vez em junho. “Se a economia reagir, não há motivação para fazer uma renúncia fiscal como essa.”

 

Marcas

 

A Fiat foi a líder em vendas de automóveis e comerciais leves em abril, com uma participação de 26,7% no mercado brasileiro de automóveis e de 22,4% no segmento de utilitários. A Volkswagen ficou em segundo lugar, com 26,2% de participação na categoria de automóveis. Na sequência, aparecem General Motors, com fatia de 18,7%, e Ford, com 10,2%. Na categoria de utilitários, a GM ficou em segundo lugar, seguida por Ford e Volkswagen.

 

Fonte: Gazeta do Povo


Compartilhe com o universo

Compartilhar Comércio de veículos cai 10,8% em abril no Facebook Compartilhar Comércio de veículos cai 10,8% em abril no Twitter Compartilhar Comércio de veículos cai 10,8% em abril no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *