Comissão de Infraestrutura completa três anos e faz balanço das realizações

Fonte: Assessoria ACIL/Assessoria Dep. Tiago Amaral

Integrantes da Comissão de Infraestrutura se reuniram hoje, virtualmente, para celebrar três anos do início das atividades e fazer um balanço dos avanços registrados em obras consideradas fundamentais para o desenvolvimento de Londrina e região.

Formada em julho de 2017, a Comissão de Infraestrutura conta com participação da ACIL, deputado Tiago Amaral, SRP (Sociedade Rural do Paraná), CEAL (Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina), Sindimetal, Sinduscon Paraná Norte, Grupo Folha de Comunicação, AEPIC (Associação das Empresas de Cambé), AML (Associação Médica de Londrina), OAB Londrina e CREA, além de arquitetos, engenheiros e empresários.

A pauta de reivindicações inclui a duplicação da PR-445 até Mauá da Serra, a ampliação do Aeroporto José Richa e o Contorno Norte de Londrina, entre outras obras para garantir a expansão econômica e o desenvolvimento do Norte do Paraná.

“O foco é trabalhar até cinco obras de infraestrutura e reunir pessoas e entidades em torno de um objetivo comum”, comenta Fernando Moraes, presidente da ACIL.

Como os empreendimentos exigem grandes investimentos, a estratégia da Comissão é viabilizar a construção de trechos até a conclusão das obras.

Dessa forma, a duplicação da PR-445, importante via de acesso a Curitiba e ao Porto de Paranaguá, foi articulada primeiro até Irerê, parte que deve ser concluída até dezembro e executada por R$ 93 milhões. O restante, um total de 50 quilômetros até Mauá da Serra, está em fase de elaboração de projetos.

Já a construção da trincheira da BR-369 na Bratislava foi licitada em R$ 13,5 milhões pela modalidade de licitação integrada. A empresa que entregou o menor orçamento está com a documentação sendo analisada pela Comissão de Licitação do DER. Trata-se de uma obra importante, pois o trevo da Bratislava, na entrada de Cambé, é um trecho com alto índice de acidentes.

Neste mês, integrantes da Comissão tiveram um reunião com o ministro Tarcísio Gomes de Freitas, agendada pela deputada Luiza Canziani. Na ocasião, o ministro confirmou o compromisso do governo federal com o Contorno Norte e a concessão do Aeroporto dentro do Bloco Sul do Programa de Parcerias e Investimentos, prevendo expansão da pista, do pátio, construção de pontes de embarque e instalação de aparelhos para pousos e decolagens, entre outros.

“Essa comissão é o símbolo da união entre o político e a sociedade civil organizada”, comenta o deputado Tiago Amaral.

As reuniões da Comissão de Infraestrutura estão marcadas para as últimas sextas-feiras de cada mês até novembro.