Comitiva de Londrina encerra agenda na Europa em Ferrara

Fonte: PML

O prefeito Barbosa Neto e a comitiva de empresários e lideranças de entidades desenvolvimentistas de Londrina encerraram ontem (dia 2), a agenda na Europa, com atividades na italiana Ferrara, região da Emília-Romanha.

Na parte da manhã, a delegação londrinense foi recebida pelo Presidente da Associação Comercial e Industrial daquela cidade, Carlo Alberto Roncarati e o Reitor da Universidade de Ferrara, Patrizio Bianchi. O presidente da associação destacou que a Itália tem uma empresa para cada dez habitantes e a base da economia é formada por pequenas e médias empresas. Ele destacou a importância do apoio a este segmento da economia.
Na seqüência, a comitiva se dirigiu ao gabinete do prefeito de Ferrara, Tiziano Tagliani, que está na sua primeira semana no cargo. O prefeito reforçou o interesse demonstrado pela associação comercial daquela cidade em se tornar coirmã de Londrina.

Na agenda econômica em Ferrara, os londrinenses visitaram ainda a Agência de Desenvolvimento de Ferrara, que disponibiliza infraestrutura para pesquisadores e empreendedores, transferindo tecnologia da pesquisa para as empresas. O diretor da agência, Gianluca Bortolotti, destacou que os pesquisadores são treinados e apoiados pelo centro para se tornar empresários, podendo utilizar-se da incubadora de empresas por três anos, renováveis por mais três anos.

Uma das empresas de sucesso deste formato também foi visitada pela comitiva. Os londrinenses estiveram na Ambrosialab, que trabalha na pesquisa e desenvolvimento de matérias-primas e produtos para a indústria cosmética, farmacêutica e nutricional. O trabalho consiste principalmente em desenvolver novas matérias primas que possam transformar uma realidade, como, por exemplo, matéria prima obtida de resíduos industriais, mas de grande valor para a indústria cosmética e outra a partir de planta característica de região carente, que agora tem mais uma opção de atividade econômica.

Conforme relato da comitiva londrinense, o presidente da empresa Stefano Manfredini, definiu estudantes de farmácia de Londrina podem ser recebidos para estágio no laboratório, conforme sugerido pelo próprio presidente.

Encerrado a agenda em Ferrara, Barbosa Neto e a comitiva seguiu para Milão, onde pegariam o voo com destino para Guarulhos, na noite de ontem. Devido a problemas técnicos na aeronave, a companhia aérea cancelou o voo e os londrinenses ainda aguardam a confirmação para o retorno ao Brasil.

Balanço da Viagem

O prefeito Barbosa Neto e a comitiva de empresários e lideranças de entidades desenvolvimentistas de Londrina enviaram de Milão, um balanço inicial da viagem de 10 dias a Europa. Na visão dos londrinenses, de maneira geral, os países europeus estão enfrentando a crise com visão de longo prazo, intensificando os esforços de readequação para volta do crescimento.  Eles consideram o Brasil fundamental para ajudar o mundo a sair da crise mundial.

Eles informaram que a preocupação com meio ambiente é intensa, com priorização no desenvolvimento sustentável. “Embora sejam cidades muito industrializadas, o turismo de negócios, cultural e lazer tem uma importância quando não maior, de igual impacto do ponto de vista econômico”, afirmaram no relato enviado ao Núcleo de Comunicação.

Entre os fatores que contribuem para o desenvolvimento da cidade está o envolvimento da sociedade civil organizada com o poder público e o fortalecimento do nível cultural, com incentivo a leitura.  A união entre associações comerciais, universidades e a prefeitura gerando conhecimento e novos negócios com apoio a pequena empresa. Técnicas utilizadas pelas cidades para controle dos pombos também foram conhecidas pela delegação londrinense, que ficou impressionada como o esporte é fundamental, na criação de ídolos com boa imagem como o londrinense Giovane Élber, ex-atleta de futebol do Bayer de Munique, na Alemanha.