27/03/2015 00:00:00 Programa Compra Londrina lança site para estimular compras públicas locais

Fonte: Assessorias ACIL e Sebrae

Oferecer oportunidades para o empresário local fomentar o seu produto e aumentar a competitividade entre empresas para a participação nas diversas modalidades de compras públicas em Londrina. Esse é o objetivo do programa Compra Pública, que entra em uma nova fase na próxima semana.

Nesta terça-feira, 31, ACIL, Sebrae/PR, Prefeitura de Londrina, Observatório de Gestão Pública de Londrina, apresentam os produtos, serviços e empresas abordadas na última sondagem, feita com compradores e fornecedores londrinenses. Na ocasião, também haverá a apresentação de um escritório já em funcionamento na ACIL e nominado de Bureau de Negócios, cuja proposta inovadora é colocar em contato os fornecedores e os compradores do poder público. O encontro será às 8h30, na sede da ACIL, e também marcará o lançamento do site Compra Londrina e do calendário do Programa para 2015, que prevê capacitações dos empresários, palestra com compradores da Prefeitura de Londrina e rodadas de negócios.

As primeiras pesquisas realizadas junto aos empresários pelo Compra Londrina apontaram que as maiores dificuldades em relação às compras públicas são a falta de informação, visibilidade, transparência e confiabilidade no pagamento. Além disso, o estudo demonstrou que 75% dos empresários entrevistados têm interesse em conhecer melhor como funcionam as compras públicas.

A partir da análise dos números da pesquisa, as entidades relacionadas com o Programa estão criando ações para mudar esse cenário e sensibilizar os empresários sobre a importância das compras governamentais como uma maneira de abrir novos mercados e aumentar a competitividade.

Compra Londrina

O programa Compra Londrina é um instrumento permanente de incentivo e capacitação de empresas locais para participação em compras públicas. Através de uma ação coordenada e cooperativa, os idealizadores do programa querem fomentar o desenvolvimento e a competitividade das empresas londrinenses por meio da participação em licitações, pregões eletrônicos e outras modalidades definidas pela lei.

Entre as vantagens da participação das empresas londrinenses no fornecimento de bens e serviços a órgãos públicos, estão o aumento da quantidade de moeda em circulação na cidade; o aumento do tempo de “residência” da moeda; o aumento da velocidade de circulação do dinheiro; e, por fim, a prosperidade econômica local.

Parceiros

Também são parceiras do programa Compra Londrina: Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas de Londrina (Sescap-Lda), Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e Região (Sincoval), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Londrina (Sindimetal-Lda) e Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Norte).