10/03/2016 00:00:00 Comunicação com cliente, estratégia contra recessão

Fonte: Folha de Londrina

A quantidade de promoções para girar o estoque e elevar as vendas durante períodos de recessão econômica torna necessário que o varejista fortaleça as campanhas de comunicação para o cliente. O exemplo vem de marcas automotivas, que após seguidas retrações nas vendas como a queda de 51% em Londrina em janeiro deste ano na comparação com o mesmo mês de 2015, conforme pesquisa da Fecomércio-PR, têm feito campanhas de marketing na mídia para diminuir as perdas. 

O diretor de planejamento da agência AllClick, Ricardo Angelo D’Angelo, responsável pela empresa que faz a comunicação de organizações têxteis e de moda, orienta a necessidade de rever o controle de custos sem deixar de lado o marketing. "Quando a economia passa por momentos de crise, um dos primeiros gastos que as empresas cortam são em propaganda e marketing, mas quando vemos as estratégias da industria automobilística ou de casa e construção, eles fazem exatamente o contrário." 

D’Angelo lembra que há formas de comunicação mais acessíveis hoje, como a on-line, mas que é preciso ter um planejamento amplo. "Pode existir um foco em redes sociais, por exemplo, mas não se pode cortar o impresso. Tem de balancear, realocar verbas nos principais veículos de mídia parceiros e participar de feiras", completa.