24/07/2015 00:00:00 Concerto da Harmonia celebra a cidade com música de Roney Marczak

“Sem a música, a vida seria um erro.”
(Friedrich Nietzsche)

Fonte: Assessoria ACIL

A palavra harmonia significa exatamente a mesma coisa em latim, em grego e na língua portuguesa. A origem remota do termo vem da raiz indo-europeia ar-, com sentido de “articular, encaixar”. Harmonia tem uma relação profunda com a música. Segundo o Dicionário de Termos e Expressões Musicais, de Henrique Autran Dourado, harmonia é “a combinação de notas musicais soando simultaneamente para produzir acordes combinados”. Mas a palavra também pode ser usada no sentido psicológico e social. O indivíduo em paz consigo mesmo tem uma alma ordenada, na qual as partes se equilibram com o todo. Pela mesma lógica, a paz social depende de relações harmônicas entre as pessoas.

A trajetória do maestro e violinista Roney Marczak e seu projeto social, a Escola de Música Sol Maior, representa um busca incessante pela harmonia na música, na comunidade e na própria alma das pessoas. Por isso, os apoiadores de seu projeto decidiram chamar de 
Concerto da Harmonia a apresentação musical que o Quarteto Descobertas, a Orquestra Jovem de Londrina e a Orquestra Londrinense de Viola Caipira vão realizar em Londrina, no próximo dia 30 de julho, no Teatro Crystal, antes de Roney iniciar a nova turnê pela Europa. É uma oportunidade para que os cidadãos de Londrina reconheçam o valor desse trabalho artístico que projeta nossa cidade na esfera internacional da música.

No 
Concerto da Harmonia, Roney Marczak e seus parceiros apresentam um repertório que combina tesouros da música popular e erudita. O que importa não é a origem social ou classificação das obras, mas a sua qualidade intrínseca. A excelência musical tem sido a estratégia escolhida por Marczak para semear a harmonia social em nossa comunidade, preparando jovens londrinenses para a arte e para a vida. Esse ideal combina perfeitamente com a doutrina do empreendedorismo social, que norteia as ações da ACIL e de outras entidades representativas locais. Dizia o professor José Monir Nasser: “Uma sociedade não pode ser rica antes de ser inteligente. Não pode existir uma economia realmente sólida e desenvolvida sem que haja uma elite cultural voltada para os bens espirituais, capaz de guiar, julgar e interpretar os esforços da comunidade.”

O repertório do espetáculo, como sempre acontece quando se trata de Roney Marczak e seus grupos, é também um exemplo de harmonia entre o clássico e o popular, com temas de Bach, Vivaldi, Pachelbel, Beethoven, Luiz Gonzaga, Chico Buarque, João Bosco, temas folclóricos da Macedônia, Roberto Carlos, músicas caipiras de raiz, Murilo Barbosa, Felipe Barthem e do próprio Roney. 

A ideia de realizar o 
Concerto da Harmonia vem ao encontro de um anseio da sociedade londrinense: unir as pessoas em torno dos mesmos ideias de trabalho, excelência e desenvolvimento. Nosso desafio é criar uma cultura da harmonia, em oposição à cultura do conflito e do desentendimento. A exemplo dos músicos de uma orquestra, todos nós podemos dar uma contribuição importante para o progresso harmônico e equilibrado da nossa querida cidade. Se você acredita em Londrina, tem um lugar reservado na plateia deste espetáculo.

Sol Maior nasceu pra todos

A Escola Sol Maior de Música, criada em 2001, é o resultado do sonho e da obstinação de Roney Marczak. Mesmo com diplomação e convites para ser professor em algumas das melhores escolas de música da Europa, ele decidiu voltar para Londrina e criar um projeto social voltado às crianças e jovens carentes de nossa periferia. Seu objetivo: resgatá-los de uma situação de risco social através da música, transformando-os em instrumentistas profissionais. Nos últimos 14 anos, mais de 8 mil crianças e jovens passaram pelo projeto e tiveram as suas vidas transformadas pela harmonia que emana das partituras.

Com a crise econômica, o Projeto Sol Maior corre o risco de fechar as portas, mas Roney, com a obstinação de quem já enfrentou e venceu as mais intrincadas partituras da música de concerto, não se entrega. Ele quer manter vivo o projeto a que vem se dedicando de corpo e alma. O Concerto da Harmonia é o primeiro capítulo dessa história de reerguimento da Escola Sol Maior.

Serviço – Os ingressos para o Concerto da Harmonia podem ser adquiridos pelo fone (43) 3343-4445. Se quiser mais informações sobre o espetáculo, ligue para a assessoria de imprensa da ACIL (fones 3374-3013 ou 9101-1880).