Notícias

|

Confiança do consumidor tem novo recorde negativo

A confiança do consumidor brasileiro, que já havia apontado queda
em fevereiro, voltou a ser abalada este mês. Com a nova queda,
de 0,7%, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) atingiu um
novo recorde negativo, de 94,2 pontos, a menor pontuação da
série iniciada em setembro de 2005.

 

Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), houve
piora nas avaliações sobre a situação presente, mantendo a
trajetória descendente iniciada em outubro. O Índice da Situação
Atual (ISA) recuou 1,1%, para 98,3 pontos, o menor desde março
de 2007 (97,8).

 

Na passagem de fevereiro para março, a parcela dos
que avaliam a situação atual como boa reduziu-se de 8,4% para
7,4% do total, enquanto a dos que a julgam ruim elevou-se de
51,2% para 52,5%. 

 

Expectativas

 

Já as previsões para o futuro próximo mantiveram-se estáveis, mas
no patamar mais baixo da história. O Índice de Expectativas (IE)
manteve-se em 92,6 pontos em março, o menor nível da série.

 

Dentre os quesitos que compõem o IE, houve
diminuição do pessimismo em relação à situação econômica local e
da família nos próximos seis meses. A queda na proporção de
consumidores que pretendem gastar mais, no entanto, manteve o
indicador no mesmo patamar de fevereiro.

 

Este mês, a parcela de consumidores que planejam
gastar mais com duráveis reduziu-se de 7,2% para 6,7%, enquanto
os que pretendem gastar menos passaram de 39,2% para 40,1%.

 

Fonte: G1


Compartilhe com o universo

Compartilhar Confiança do consumidor tem novo recorde negativo no Facebook Compartilhar Confiança do consumidor tem novo recorde negativo no Twitter Compartilhar Confiança do consumidor tem novo recorde negativo no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *