Notícias

|

Confiança do consumidor avança pelo terceiro mês seguido, diz FGV

Fonte: Folha Online

 

O ICC (Índice de Confiança do Consumidor) teve alta de 1,3% neste mês, indo para 100,5 pontos, contra 99,2 de abril. Com o avanço, o índice recuperou parte das perdas ocorridas nos últimos meses (considerando-se dados com ajuste sazonal), segundo a pesquisa "Sondagem de Expectativas do Consumidor", divulgado nesta segunda-feira a FGV (Fundação Getulio Vargas).

Segundo a FGV, esta foi a terceira alta seguida no índice, "indicando continuidade da tendência à recuperação gradual da confiança do consumidor brasileiro." Porém, a entidade lembra que ainda está distante do patamar pré-crise –o indicador marcou 110,2 pontos em setembro do ano passado, quando a crise financeira se agravou.

 

O ISA (Índice da Situação Atual) subiu 1,1%, de 97,4 para 98,5 pontos. Já o IE (Índice de Expectativas) teve alta de 1,6%, indo de 100,7 em abril para 102,3 em abril, o maior nível desde setembro do ano passado (108,2).

A parcela de consumidores que avaliam a situação econômica atual como boa elevou-se de 7,3% para 7,8% do total; a dos que a julgam ruim caiu de 52,1% para 49,2%.

A recuperação no ICC, diz a FGV, foi influenciada pela alta no indicador referente à situação da economia nos próximos seis meses. A quantidade de consumidores que prevê melhora passou de 26,3% para 28%, e os que preveem piora caíram de 23,5% para 20,6%.

A "Sondagem de Expectativas do Consumidor" é realizada com base em uma amostra de mais de 2.000 domicílios em sete das principais capitais brasileiras. A coleta de dados para a pesquisa de maio foi realizada entre os dias 31 de abril e 20 deste mês.


Compartilhe com o universo

Compartilhar Confiança do consumidor avança pelo terceiro mês seguido, diz FGV no Facebook Compartilhar Confiança do consumidor avança pelo terceiro mês seguido, diz FGV no Twitter Compartilhar Confiança do consumidor avança pelo terceiro mês seguido, diz FGV no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *