Confiança do industrial paranaense cresce com aprovação de texto base da Reforma da Previdência

Fonte: CBN

O resultado positivo vem após quatro meses seguidos de queda. Em julho, o indicador cresceu 3,2 pontos na comparação com junho. Houve elevação tanto em relação à expectativa para os próximos seis meses, quanto nas condições do último semestre. Para a Federação das Indústrias, o resultado confirma o otimismo que já existia entre o empresariado.

O economista da Fiep, Evânio Felippe, avalia que os indicadores de otimismo, que vinham numa tendência de queda, reagiram em julho. Para o economista, um reflexo claro da aprovação, em primeiro turno, do texto básico da Reforma da Previdência.

Evânio Felippe afirma que o mercado espera mais do Governo e cita a aprovação da Reforma Tributária, as privatizações em algumas estatais e a redução na taxa de juros como três mudanças fundamentais para a retomada do crescimento e a geração de vagas de emprego.

Apesar da última pesquisa do IBGE mostrar um crescimento da produção industrial paranaense de 10,4% este ano – a maior do país-, a avaliação do economista é de que se trata, na verdade de uma adequação da produção por parte das empresas, um ajuste na ociosidade das máquinas.

Situação confirmada também por um dos itens avaliados na pesquisa mensal da própria Fiep, o volume de produção, em que 56% das participantes revelaram estabilidade, e 32% queda em relação ao mês anterior.