27/05/2015 00:00:00 Conselho da Mulher ACIL faz 30 anos – Unindo pérolas

Fonte: Assessoria ACIL

Um concorrido evento comemorativo marcou hoje os 30 anos do Conselho da Mulher Empresária da ACIL. Mais de 150 pessoas – na maioria, mulheres empreendedoras e lideranças da comunidade – reuniram-se na Chimarrão Grill para celebrar o CEM/ACIL, entidade hoje presidida por Marisol Chiesa.

O Conselho da Mulher Empresária da ACIL, inicialmente denominado Conselho Permanente da Mulher Executiva, foi criado em maio de 1985. Antes disso, algumas mulheres já se destacaram por trazer a força feminina para a entidade. As primeiras mulheres a ocupar cargos na diretoria da ACIL foram Cleide Pereira (Bergerson), Maria Helena Gumieiro (Codipa), Celina Ribeiro (Supermercado Ribeiro) e Sara Maria Freitas (de O Caixote). Celina e Sara estavam presentes na festa de hoje.

A primeira presidente do Conselho da Mulher ACIL foi Celina Ribeiro, que ocupou o cargo até 1987. Uma das primeiras bandeiras da entidade foi transformar Londrina em uma cidade referência no turismo de eventos. Grande passo nesse sentido foi o lançamento da Casa do Papai Noel, às margens do Lago Igapó, que colocou Londrina no roteiro das atrações turísticas do Brasil. Quem não se lembra dos Natais iluminados que atraíam visitantes de todos os lugares? O Conselho da Mulher teve participação importante nessas conquistas do Londrinatal.

O segmento de moda e confecção também contou com o dinamismo de nossas empresárias. Desde a 1ª Mulher Mostra Londrina, em 1990. Até as quatro edições da Estação Fashion Londrina, passando pela Rodada de Negócios Internacional do Vestuário do Paraná, o CME impulsionou esse importante setor da economia criativa em nossa região.

Conselho da Mulher também é sinônimo de amor ao próximo.  Atividades de caráter social e beneficente sempre estiveram na pauta de nossas empreendedoras. Foram inúmeros jantares, festas, promoções, campanhas em benefícios de entidade assistenciais.

A cultura é outro destaque nestes 30 anos de Conselho da Mulher, com inúmeras apresentações musicais, teatrais, literárias, além de exposições artísticas e ciclos de debate. A valorização da memória da cidade e do nosso patrimônio cultural faz parte do DNA do Conselho.

Mais recentemente, o Conselho da Mulher vem promovendo atividades de caráter formativo e educacional e agora dispõe de um planejamento estratégico para capacitação de nossas empresárias.

Em seu discurso, a presidente do CME/ACIL, Marisol Chiesa, destacou que tradicionalmente os 30 anos correspondem às bodas de pérola. “A pérola é um símbolo muito forte, com grande riqueza de significados.
Em primeiro lugar, a pérola simboliza a feminilidade. À semelhança da mulher, ela é forte e delicada. Preciosa e resistente. Rara e simples. E também é singular: na natureza, não existem duas pérolas idênticas, nem duas mulheres iguais.”

Marisol destacou que CME está constantemente buscando a inovação e pensando na atualização das mulheres e dos seus negócios. Uma boa notícia, por exemplo, é o workshop Pratique Atividade Empreendedora, que será realizado nos dia 16 e 17 de junho, com atividades e discussões para refletir sobre o papel das mulheres empreendedoras. “Assim, estamos cuidando das novas pérolas do desenvolvimento.”

A presidente do CME ressaltou ainda a forte parceria com outras entidades femininas de nossa cidade: o grupo ELA (Empresárias Londrinenses em Ação), o grupo das Mulheres Corretoras, o Nós do Poder Rosa e a BPW Londrina. “Essas amigas somam forças para o sucesso da mulher londrinense.”

O presidente da ACIL, Valter Luiz Orsi, enfatizou a importância da participação feminina no associativismo, lembrou que a diretoria da entidade hoje conta com três dinâmicas mulheres em seu quadro de diretores – Marisol Chiesa, Alexandra Yusiasu dos Santos e Márcia Manfrin – e fez referência ao slogan dos 30 anos do CME: Unindo pérolas. “O evento comemorativo ao aniversário do CME tem um slogan muito sugestivo: Unindo pérolas. “É exatamente isso que as empreendedoras londrinenses vêm fazendo durante estas três décadas. Unem esforços, unem inteligências, unem sensibilidades, unem projetos e ações de grande valor para a cidade”.

Galeria de presidentes do CME/ACIL

Celina Ribeiro         1985-1987