Consultores detalham ações do Plano de Retomada em reunião do Núcleo de Desenvolvimento Empresarial da ACIL

Fonte: Assessoria ACIL

O Núcleo de Desenvolvimento Empresarial da ACIL recebeu nesta terça (3), em sua reunião semanal, cinco consultores credenciados do Sebrae que integram a Força Tarefa do Plano de Retomada Econômica de Londrina. O encontro, realizado de forma virtual, contou com a participação de diversas entidades do setor produtivo, além da Prefeitura de Londrina.

O Plano de Retomada está em fase de composição da Base Informacional, constituída pela organização de dados secundários, informações fornecidas pela Prefeitura e pesquisa primária. “Essas três etapas vão dar um diagnóstico bastante apurado do que ocorreu em Londrina durante essa pandemia para podermos criar um plano de ação”, comentou Sérgio Ozório, do Sebrae.

A equipe de consultores vem trabalhando em uma metodologia para compreender a extensão dos impactos e propor soluções. “Conseguimos montar um time para dar visões complementares para esse processo e montar uma metodologia para a retomada do desenvolvimento econômico”, explicou o consultor Alexandre Alves. “Existe um método, um caminho bem definido para colher informações e percepções que serão colocadas na forma de propostas a serem consolidadas para permitir o estabelecimento das prioridades”, ressaltou.

Para a consultora Aline Pancera, caso não haja mudanças no cenário atual, o pior momento já passou: “Teve a pandemia, passamos por ela e estamos vivendo um momento de recuperação. Então cabe à gente identificar quais foram as atividades mais afetadas”.

Utilizando uma série de fontes de informação, como o Boletim Focus do Banco Central, o IBGE e a base de dados da Receita Federal, foi possível mapear a composição do PIB londrinense e constatar as atividades que foram mais vulneráveis à pandemia, especialmente dentro dos pequenos negócios, que compõem a maior parte do PIB da cidade.

As que mais sofreram foram setores como economia criativa, turismo, academias, atividades de logística, transporte e educação. Já os menos afetados foram os serviços empresariais, agronegócio, comércio varejista, saúde, construção civil, petshops e indústrias de base tecnológica.

Os integrantes da Força Tarefa do Plano de Retomada Econômica de Londrina pretendem consolidar a Base Informacional o mais rápido possível. A expectativa é de que os dados levantados, além de proporcionarem ações para a retomada, também formem uma fonte permanente de consultas, oferecendo uma compreensão mais ampla e detalhada sobre a economia da cidade.

A ACIL foi representada na reunião pelo presidente Fernando Moraes.