Conversa com a Presidente: É preciso prevenir, sempre!

Qualquer pessoa com experiência em empreendedorismo sabe da importância de se estar um passo à frente dos problemas. A prevenção é uma qualidade do líder que busca impulsionar sua empresa e agilizar os negócios, evitando erros. Prevenir é melhor do que remediar, ensina o ditado.

Agora, que as empresas estão novamente sofrendo com a pandemia por causa da Ômicron, a prevenção se faz mais do que necessária. É fundamental. Não são poucos os colaboradores afastados dos postos de trabalho. Basta conferir a quantidade de voos cancelados no Brasil esta semana por falta de tripulação.

O vírus vem se apresentando com uma letalidade menor por causa, provavelmente, da cobertura vacinal. Nem por isso a Covid-19 deixou de afligir a economia e o sistema de saúde, que está novamente sobrecarregado. Por causa da alta taxa de transmissão, muitos profissionais foram contaminados, desfalcando o atendimento da rede pública e privada. Já estão faltando testes nas farmácias.

Por conta deste cenário, as medidas restritivas adotadas recentemente por diversos países, voltaram a ser discutidas no Brasil. Nós, que sofremos na carne com os lockdowns, não podemos hesitar.

Os protocolos de segurança devem ser reforçados em todo o setor produtivo para não haver dúvidas sobre nossa capacidade de trabalhar oferecendo segurança a funcionários e clientes. Devemos evitar que se repitam as restrições dos anos anteriores. Nosso bê-a-bá da prevenção já é bem conhecido: máscara, álcool gel e distanciamento. Cabe a nós fazer de 2022 um ano verdadeiramente melhor.

Marcia Manfrin, presidente da ACIL.

Frase da semana: “É difícil liderar uma cavalaria se você não sabe montar a cavalo” – Adlai Stevenson II (1900-1965), político norte-americano.

Compartilhar Conversa com a Presidente: É preciso prevenir, sempre! no Facebook Compartilhar Conversa com a Presidente: É preciso prevenir, sempre! no Twitter Compartilhar Conversa com a Presidente: É preciso prevenir, sempre! no Linkedin