Notícias

|

Conversa com a Presidente: Pesquisa mostra a força do comércio

Uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio/PR) confirmou o que já vínhamos percebendo ao longo de 2021: o varejo londrinense se fortaleceu. 

Os números são claros. Enquanto o comércio paranaense cresceu 9,89% no acumulado até outubro, Londrina alcançou 21,58% no mesmo período. Foi o maior crescimento do Paraná, bem acima de Curitiba (8,21%), Maringá (8,41%) e Ponta Grossa (4,69%). Podemos dizer que, mesmo com todos os problemas, o ano passado representou a retomada econômica londrinense – e do Paraná como um todo.  

Em alguns setores, nosso desempenho foi ainda maior: materiais de construção chegaram a 36,33% de crescimento na cidade, seguido por cine-foto-som (32,25%), calçados (28,11%) e concessionárias de veículos (22,34%).

São números que representam a solidez da nossa vocação e também a força de vontade do empresariado para superar as dificuldades. O cenário ainda está longe de uma estabilidade, suscetível a surpresas como o surgimento da variante ômicron, que vem afetando o setor produtivo. Mas não adianta sonharmos com um panorama ideal. O importante é manter a força produtiva independente dos problemas.  

Acreditamos que os números vão ficar ainda mais robustos quando incluírem os resultados de dezembro, pois o LondriNatal trouxe um novo fôlego para os comerciantes e certamente fez a diferença para muitas empresas no final de 2021. 

Estamos, agora, intensificando a retomada. Vamos trabalhar com campanhas específicas para datas comemorativas. Enquanto os números mostrarem que estamos no caminho certo, seguiremos em frente com fé e determinação. 

Marcia Manfrin, presidente da ACIL

 

Frase da semana: “A única coisa pior do que tentar algo e falhar é… não tentar algo” – Seth Godin, escritor e empreendedor norte-americano.


Compartilhe com o universo

Compartilhar Conversa com a Presidente: Pesquisa mostra a força do comércio no Facebook Compartilhar Conversa com a Presidente: Pesquisa mostra a força do comércio no Twitter Compartilhar Conversa com a Presidente: Pesquisa mostra a força do comércio no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *