Conversa com o Presidente: A Constituição, uma bússola na tempestade

Quando o mar revolto da crise parecia se estabilizar, com algum sinal de calmaria e de recuperação econômica, outra tempestade chega, desta vez com epicentro no Palácio do Planalto.

Mais uma vez, os brasileiros vão ter que lidar com suas consequências e esperam o mínimo de preparo dos líderes para que a situação não piore ainda mais.

Como em qualquer momento crítico, a serenidade é essencial. As acusações contra dois protagonistas da nossa política – Michel Temer e Aécio Neves – são muito graves, mas devem ser investigadas com critério, sempre levando em conta o direito de defesa.

Por outro lado, se os indícios se confirmarem, o presidente não se sustentará no cargo, de um modo, ou de outro. Neste caso, todos nós devemos nos unir para manter o rito previsto pela Constituição.

Propor eleições diretas para presidente neste momento é puro casuísmo e um retrocesso institucional.  Confiemos no Supremo Tribunal Federal, guardião da Carta Magna, e na nossa capacidade de defender a lei e a ordem de ataques oportunistas.

Claudio Tedeschi

Frase

“O sonho é o domingo do pensamento”

Henri Frédéric Amiel (1821-1881), filósofo suiço