01/11/2019 15:50:00 Conversa com o Presidente: A década das duplicações

Em agosto de 1928, o então presidente Washington Luís, durante a solenidade de inauguração da Rio-Petrópolis, a primeira rodovia asfaltada do País, disse a célebre frase: “Governar é abrir estradas”. Mais de 90 anos depois, a importância das estradas para o desenvolvimento do País e de qualquer região ainda é inquestionável.

No caso de Londrina, há tempos a sociedade civil organizada clama pelo incremento da infraestrutura para o escoar a produção de toda a região metropolitana. O alto custo dos pedágios e o traçado em pista simples tanto para o início da viagem ao Porto de Paranaguá e aos principais centros do Estado de São Paulo tiram nossa competitividade.

Esta preocupação levou às mais importantes instituições da cidade a formar um grupo de trabalho permanente para pressionar o governo estadual a tentar resolver este gargalo. Com pouco mais de dois anos de atuação, a Comissão de Infraestrutura e Desenvolvimento conseguiu avanços importantes e se mostrou uma ideia vencedora.

Com a comissão dialogando com governadores, temos a esperança de que a região resolva ao longo da próxima década esta defasagem, com a ampliação da capacidade do trecho da BR-369 até a divisa com São Paulo e a duplicação completa da ligação com Ponta Grossa – Curitiba – Paranaguá.

Esta semana celebramos mais um passo, com a publicação do edital internacional do DER, sob supervisão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para o projeto executivo dos dois trechos entre o Distrito de Irerê e o município de Tamarana. São mais 50 quilômetros de rodovia duplicada que podem ser entregues em 2022 ou 2023.

Com o projeto pronto, o que ser uma realidade no início de 2021, a comissão vai se desdobrar para que os R$ 300 milhões estimados para a obra sejam garantidos. Provavelmente, estes recursos serão da próxima concessionária que vai explorar o trecho. Não vamos nos desmobilizar até que esta duplicação esteja à disposição dos moradores e do setor produtivo.

Por hoje é isso!

 

Bom fim de semana!

Até a próxima!

 

Fernando Moraes

 

Frase da semana:

“Montanhas não podem ser vencidas, exceto por caminhos sinuosos”,

Johann Wolfgang Von Goethe (1749-1832), escritor alemão