Notícias

|

Conversa com o Presidente: A vitória do diálogo

Todos nós estamos sujeitos a erros de avaliação, inclusive quando a falha envolve o desconforto de terceiros.
No caso de uma autoridade ou um de uma equipe de governo, os resultados de um equívoco são potencializados e podem ferir gravemente reputações e desencadear desconfianças incontornáveis.
Quando isso ocorre, é necessária temperança e o sempre saudável exercício de se colocar no lugar do outro para vencer impasses, para tentar uma solução que beneficie todos que estão na mesa.
Foi desta maneira que a ACIL e as entidades parceiras procuraram agir neste grande imbróglio que se tornou a revisão da planta genérica de valores do município.
Desde que a revisão se consumou, as entidades alertaram a atual administração municipal sobre os riscos de se fazer isso em um ambiente econômico tão desfavorável.
A chegada dos carnês do IPTU e a revolta da população confirmaram nossas previsões. Com muita paciência e flexibilidade, a sociedade civil conseguiu convencer o governo a rever a escalada na alta, que atingiria níveis absurdos até o início da próxima década.
O congelamento da alíquota do IPTU foi, portanto, a vitória do diálogo. Se não conseguimos corrigir o trauma deste ano, alcançamos o entendimento possível e mitigamos o agravamento da situação.
A sensação que temos agora é que este grande pesadelo de início de ano teve um efeito colateral positivo. Os líderes da sociedade civil estreitaram laços, fortaleceram vínculos e convicções, tornaram evidente sua capacidade de articulação e de auxílio ao poder público. É um ativo que é sempre bom lembrar que temos. Nos bons e nos maus momentos.
 
 
Até a próxima,
Claudio Tedeschi
 
 
Frase da semana:
“Atitude é uma pequena coisa que faz uma grande diferença”,
Winston Churchill (1874-1965), ex-primeiro-ministro britânico

Compartilhe com o universo

Compartilhar Conversa com o Presidente: A vitória do diálogo no Facebook Compartilhar Conversa com o Presidente: A vitória do diálogo no Twitter Compartilhar Conversa com o Presidente: A vitória do diálogo no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *