27/09/2019 16:51:47 Conversa com o Presidente: Boas notícias e boa vontade

A crise é longa. Nos últimos sete anos, tivemos taxas de crescimento pífias ou negativas. Os problemas foram se acumulando, inclusive devastando o equilíbrio das contas públicas. Estamos mentalmente condicionados a acreditar que tudo vai dar sempre errado, o que para um empresário pode ser uma doença grave. Não ter confiança é igual a não investir. Sem investir, a situação piora. É nesta armadilha que muita gente do setor produtivo caiu. Sempre digo que já nem ouvimos mais as boas notícias e que isso tem nos feito muito mal.

Como exemplo, queria mencionar dois dados para que tenhamos boa vontade com o atual momento do País. O primeiro é o relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) sobre o mercado de trabalho em agosto. Londrina teve um desempenho surpreendente no mês e fechou com mais 333 empregos em relação a julho, número que coloca a cidade na dianteira no interior. No acumulado do ano, são 1,2 mil empregos com carteira assinada a mais do que em 2018. Os serviços criaram mais de mil novos postos de trabalho nos dois primeiros quadrimestres e foram decisivos para o resultado positivo.

Conforme o consultor econômico da associação, Marcos Rambalducci, em reportagem publicada na Folha de Londrina, os serviços é o último segmento da cadeia produtiva a reagir na crise. Neste caso, a renda da agropecuária e da indústria explicaria o aumento da demanda por mão de obra. Ou seja, a cidade está vivendo um período econômico mais saudável e o futuro parece mais promissor.

Outra notícia animadora é o crescimento do Índice de Confiança do Empresariado do Comércio (calculado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo com base na percepção de 6 mil empresas do País). Em setembro, o Icec cresceu 1,3% em relação a agosto. Em comparação com o mesmo mês em 2018, houve um forte crescimento, de 12,3%.

Quando mais gente acreditar que estes são sinais de um novo ciclo, mais cedo ele virá.

Bom fim de semana a todos!

Até a próxima!

Fernando Moraes

Frase da semana:

“Nenhum pessimista descobriu jamais o segredo das estrelas, ou navegou numa terra desconhecida, ou abriu uma nova porta para o espírito humano”,

Helen Keller (1880-1968), escritora e ativista norte-americana