Tivemos boas notícias nesta semana. Entre elas, a crescente importância da Black Friday como uma data dirigida ao comércio e às promoções. Adotada há uma década pelo calendário brasileiro, ela caiu no gosto do londrinense e levou o consumidor às ruas.
Segundo pesquisa de intenção de consumo encomendada pela ACIL, as compras de Natal devem injetar R$ 185 milhões na economia local. Os números mostram que mais de 70% dos londrinenses vão comprar presentes, alimentos e bebidas para as festas de fim de ano.
São informações que deixam a gente contente. A economia está dando sinais de melhora e, embora o consumidor permaneça atento na hora de comprar, ele está prestigiando nosso comércio, que caprichou no atendimento e nas ofertas.
É bom saber também que mais pessoas estão mantendo suas dívidas em dia. O índice do Serviço de Proteção ao Consumidor da ACIL registrou um aumento no número de consumidores que limparam o nome. Isso vem ocorrendo há sete meses consecutivos. O volume de pessoas que entra no cadastro da inadimplência está diminuindo a cada mês. Muitos aproveitaram o dinheiro liberado pelo FGTS para saldar dívidas em atraso.
Essa movimentação, embalada pela campanha LondriNatal, uma parceria da ACIL com a Prefeitura, esquenta o mercado e contribui para a oferta de produtos e serviços. Mais dinheiro em circulação também pode favorecer os índices de emprego, gerando um ciclo benéfico para a cidade.
O ambiente favorável se consolida com o crescimento de 0,6% do PIB brasileiro no terceiro trimestre, gerando boas perspectivas para 2020. Estamos na torcida. A gente deseja que este clima de otimismo contagie o londrinense e se cristalize no espírito natalino, repleto de paz e prosperidade.
Até a semana que vem!
Fernando Moraes
Frase da semana:
“Todo mundo tem vontade de vencer, mas poucos têm vontade de se preparar para vencer.” (Bobby Knight, treinador de basquete dos Estados Unidos).
Deixe um comentário