Entre o bombardeio de boas e más notícias na esfera econômica, é preciso ter serenidade para não perder o foco. O empresariado deve ter suas convicções e não se deixar levar pelas tempestades políticas.

O fato é que a ACIL aguarda com muita expectativa o pacote que será anunciado pelo Ministério da Economia este mês, composto por quatro planos que atacam problemas fundamentais do País.

A desburocratização da atividade empresarial (principalmente com a simplificação do eSocial), a desregulamentação de muitos segmentos para facilitar a competitividade interna, um novo programa de qualificação profissional que distribuirá vales para os trabalhadores escolherem cursos licitados pelo governo e, finalmente, um grande mutirão de modernização das empresas e do mercado, com uso intensivo de tecnologia para impactar o nível de produtividade.

São pautas amplamente discutidas por entidades como a nossa em todo o País e vamos trabalhar para que elas se viabilizem politica e operacionalmente ao longo dos próximos anos. A melhoria do ambiente de negócios é a única forma de sairmos do marasmo que a economia brasileira mergulhou nesta década.

O associado deve ficar atento para aproveitar as oportunidades que surgirão com todas estas novidades. E a ACIL vai se empenhar em esclarecer ponto a ponto todas estas mudanças.

Gostaria apenas de lembrar que estes programas ganharão muito mais força caso a Reforma da Previdência passe a vigorar ainda este ano. Sem ela, as contas públicas continuarão caminhando para o abismo, o que pode comprometer a consistência de qualquer projeto político. É preciso apoiar a reforma para continuar sonhando com um País melhor.

Este é o recado de hoje. Precisamos ter confiança! Tenham todos um bom fim de semana!

Até a próxima,

Fernando Moraes

Frase da semana:

“Procurai suportar com ânimo, tudo aquilo que precisa ser feito”, Sócrates, filósofo grego (470 a.C. – 399 a.C.)

Compartilhar Conversa com o Presidente: Novas medidas econômicas serão combustíveis para a retomada no Facebook Compartilhar Conversa com o Presidente: Novas medidas econômicas serão combustíveis para a retomada no Twitter Compartilhar Conversa com o Presidente: Novas medidas econômicas serão combustíveis para a retomada no Linkedin