Notícias

|

Conversa com o Presidente: O trabalho transforma a vida dos detentos

A ACIL acredita que o poder público e a sociedade devem trabalhar para que o maior número possível de detentos saia da total ociosidade. Dar a eles uma ocupação profissional -enquanto estão sob custódia do Estado pagando por seus erros – é uma das melhores formas de ressocialização que se conhece.

Por este motivo, quando fomos procurados pelo comando da Penitenciária Estadual de Londrina para conhecer melhor o projeto Transforme Vidas, avaliamos todos os aspectos até que tomássemos a decisão de apoiar a iniciativa.

Nosso apoio se dará com o estímulo permanente, em cada contato e em cada oportunidade que tivermos para falar sobre este assunto, que está diretamente ligado à segurança pública. Quanto menos reincidência, menos crimes, mais paz social.

Nesta semana, realizamos no Palácio do Comércio um evento simbólico para dar início a este trabalho de conscientização. Estiveram presentes o chefe do Setor de Produção e Desenvolvimento do Departamento Penitenciário, Boanerges Silvestre Bueno Filho, e o diretor do Centro de Reintegração Social de Londrina (Creslon), Reginaldo Peixoto.

Eles esclareceram que não há criminosos perigosos entre os possíveis beneficiados. São detentos que já cumpriram boa parte da pena, de bom comportamento e que mostraram interesse em ter uma ocupação até ganharem a liberdade.

A cada três dias trabalhados, o tempo de condenação é reduzido em um dia.

Além de promover uma ação de responsabilidade social, os empresários têm vantagens econômicas ao aderir o projeto.  O detento trabalhador custa apenas um salário mínimo e não há pagamento de encargos como férias, 13º salário ou FGTS. O empresário pode usar suas próprias instalações ou pode montar sua linha de produção em um galpão anexo à Penitenciária Estadual de Londrina (PEL).  Este espaço, aliás, está sendo ampliado.

Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre esta parceria. Sugerimos que os empresários interessados entrem em contato com o Depen pelo telefone (41) 3294-2974 ou através do email seprod@depen.pr.gov.br.

Bom fim de semana a todos!

 

Até a próxima,

 

Fernando Moraes

Frase da semana:

“Onde há uma empresa de sucesso, alguém tomou alguma vez uma decisão valente”, Peter Drucker, escritor e consultor norte-americano (1909-2005)

 

 


Compartilhe com o universo

Compartilhar Conversa com o Presidente: O trabalho transforma a vida dos detentos no Facebook Compartilhar Conversa com o Presidente: O trabalho transforma a vida dos detentos no Twitter Compartilhar Conversa com o Presidente: O trabalho transforma a vida dos detentos no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *