12/02/2015 00:00:00 Conversa com o presidente: o exemplo de Délio César

Londrina acaba de perder um de seus mais ilustres cidadãos: Délio César. Mestre do jornalismo, da política, da advocacia, da cultura e do esporte. Amigo da democracia e da justiça. Lutador das causas nobres. Inimigo implacável da corrupção e da incompetência. Modelo de ética e generosidade. Homem de muitos talentos – e um só caráter.

Em 75 anos de vida, Délio César tornou-se um exemplo para todos nós que trabalhamos e lutamos por um Brasil melhor, por um Paraná mais próspero, por uma Londrina mais desenvolvida.

Ele era um grande amigo da ACIL e do ideal associativista. Lembro-me especialmente do seu papel fundamental no Movimento Pé Vermelho Mãos Limpas, entre 1999 e 2001.

A melhor forma de prestar nossa homenagem a Délio César é seguir lutando contra as injustiças e desmandos.

Há 15 anos, assaltaram a Sercomtel, maior empresa de Londrina. A sociedade respondeu com o Movimento Pé Vermelho. E vencemos.

Nos últimos tempos, assaltaram a Petrobras, maior empresa do País. Mas a sociedade brasileira também responderá à altura. E venceremos.

Na Sercomtel, desviaram milhões. Na Petrobras, desviam bilhões. Nos dois momentos históricos, a causa contra a corrupção é a mesma. E justa!

De tudo que Délio nos ensinou, resta a certeza de que, tal como ele, jamais permitiremos a banalização do mal, a naturalização do roubo, o silêncio diante do crime.

Obrigado, Délio. Inspirados por você, vamos mudar o Brasil.

Até a próxima,
Valter Luiz Orsi