Crédito do IPI não tem aval do governo

Fonte: Agência Estado

O diretor de gestão da Dívida Ativa da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), Paulo Ricardo de Souza, disse ontem à Agência Estado que o governo é contra o reconhecimento do direito das empresas ao crédito-prêmio de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), como aprovado esta semana pelo Senado. "Vamos usar todos os meios e fóruns adequados para fazer valer a nossa posição." Ao contrário do informado pela líder do governo no Senado, Ideli Salvatti (PT-SC), Souza garantiu que não houve acordo com o governo para a inclusão desse benefício no texto da Medida Provisória 460. "Nunca sequer sinalizamos com aquele texto que foi aprovado."

Na noite de terça-feira, o Senado aprovou a MP, que trata do programa habitacional "Minha Casa, Minha Vida", com a inclusão de emenda da relatora Lúcia Vânia (PSDB-GO), permitindo que as empresas usem os créditos de IPI para o pagamento de tributos. A medida teve o apoio da base do governo e pegou o Ministério da Fazenda de surpresa. Em nota, o ministério afirmou que não apoiou nenhuma iniciativa nesse sentido e tal decisão foi tomada estritamente no âmbito do Senado. Caso a decisão não seja revertida na Câmara, o Ministério da Fazenda vai propor ao presidente Lula o veto à emenda.

O crédito-prêmio de IPI foi um incentivo fiscal concedido pelo governo aos exportadores em 1969. As empresas fabricantes de produtos manufaturados passaram a ter um crédito tributário sobre as vendas ao exterior, que poderia ser abatido do valor a ser pago de IPI sobre as operações no mercado interno. O governo entende que o incentivo acabou em 1983, mas as empresas conseguiram liminares na Justiça para continuarem usando o benefício. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) já decidiu que o crédito-prêmio de IPI foi extinto em 1990, mas há uma discussão sobre o que fazer com os créditos usados a partir daquele ano até 2003, quando o IPI deixou de ser cobrado cumulativamente na cadeia produtiva.

Souza disse ser muito difícil calcular o valor do passivo, mas a Receita estima que o prejuízo aos cofres públicos pode chegar a R$ 288 bilhões. O caso já está no Supremo Tribunal Federal (STF) e o governo espera ter um placar a seu favor. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Renata Veríssimo para Agência Estado.

Compartilhar Crédito do IPI não tem aval do governo no Facebook Compartilhar Crédito do IPI não tem aval do governo no Twitter Compartilhar Crédito do IPI não tem aval do governo no Linkedin