Crédito para pequenas empresas sai até semana que vem

Fonte: Folha de Londrina

São Paulo – O ministro da Fazendo, Guido Mantega, disse ontem que o fundo garantidor do BNDES para empréstimos a micros e pequenas empresas vai estar finalizado até a próxima semana, com um volume de recursos de R$ 1,7 bilhão.

Segundo Mantega, o fundo permitirá empréstimos entre R$ 8 bilhões e R$ 10 bilhões. ‘‘Os últimos detalhes serão finalizados nesta semana e deve operar já na semana que vem’’, disse o ministro após seminário sobre bancos públicos, em São Paulo.

O ministro afirmou que o fundo é importante para a ativação das micros e pequenas empresas, já que muitas delas não possuem meios de dar garantias a seus empréstimos, ainda mais difíceis de conseguir em tempos de crise econômica e retração internacional.

‘‘Elas têm mais dificuldade de tomar crédito porque, em geral, delas são exigidas garantias que não possuem.’’ De acordo com Mantega, o fundo deve, inclusive, reduzir o custo para as operações dessas empresas.

O ministro informou ainda que outro fundo com o mesmo objetivo será finalizado no Banco do Brasil, ‘‘porém com menos recursos’’. ‘‘Vai começar menor e vai crescendo conforme a necessidade’’, disse Mantega, destacando que o fundo pode chegar a R$ 4 bilhões.

‘‘Esperamos que as pequenas e médias empresas voltem a operar no mercado. Hoje estão operando com pouco capital de giro, e portando na defensiva. Assim, estaremos ativando mais uma área da atividade econômica’’, disse Mantega.

Ygor Salles para o Folha Press.