07/04/2015 00:00:00 Cresce número de empresas em licitações em Londrina

Fonte: Folha de Londrina

As licitações abertas pela Secretaria Municipal de Gestão Pública têm recebido cada vez mais propostas de micro e pequenas empresas de Londrina e região. De acordo com levantamento feito pelo município, mais de cem pequenos empreendimentos londrinenses participaram de pregões e concorrências públicas abertos pela prefeitura no ano passado. O número é pelo menos 10% maior se comparado ao registrado em 2013. "Quando a empresa é da cidade, o poder público investe dinheiro que vai ficar no próprio município. É por isso que a participação de firmas locais é tão importante", explicou o secretário de Gestão Pública, Rogério Carlos Dias. 

De acordo com o secretário, o aumento da participação de pequenas empresas nos processos públicos é resultado da lei federal 147/2014, complementar ao Simples Nacional, a qual estipulou que somente microempresas podem participar de licitações com valores de até R$ 80 mil. "Com a lei, o município precisou refazer mais de 40 processos só no ano passado", acrescentou Dias. 

Segundo ele, as microempresas da cidade participam, principalmente, de licitações que preveem fornecimento de materiais ao município. "Elas já forneceram material e uniforme escolar, eletrônicos e até computadores" listou. 

Outros setores, como os de transportes, fornecimento de softwares e projetos de engenharia, por exemplo, ainda não contam com a participação das pequenas empresas. "Em alguns casos, as microempresas não têm equipes preparadas para participar das licitações. Aí os processos dão deserto e o município precisa republicá-los para que qualquer tipo de empresa participe", explicou o secretário.