Notícias

|

De olho na saúde mental

Fonte: Michelle Aligleri – Revista Mercado em Foco/ACIL 

Atividade física, alimentação saudável e acompanhamento periódico com o médico. Estes três pilares sempre foram a base para uma vida saudável, mas um quarto pilar ganhou força nos últimos tempos. A pandemia trouxe o isolamento, o medo, a necessidade de lidar com a solidão e vários questionamentos por conta da perda de conhecidos e familiares. Estes fatores fizeram com que muitas pessoas vissem a necessidade de encarar diariamente um lado que evitavam enfrentar anteriormente: a saúde mental.

A mudança forçada de rotina para proteger a si e às demais pessoas da família, as incertezas acerca da economia e a sensação de impotência que é inevitável neste cenário, resultaram na ansiedade exacerbada para muitas pessoas. Esta situação aumentou a procura de atividades alternativas que contribuíssem no controle deste sentimento. Houve quem aderiu a novos hobbies na área da jardinagem e às atividades manuais, houve quem passou a praticar atividade física mesmo dentro de casa, quem pegou gosto pela culinária e quem buscou conhecimentos sobre a prática da meditação.

De acordo com o psicólogo Anderson Batista Shimpo (CRP 08/23607), os hobbies são importantes para a saúde mental porque tiram o foco da pandemia e do medo e angústia que a acompanham. “A prática de atividades que promovem a atenção em outro assunto que não seja a pandemia contribui com o equilíbrio mental. A pandemia fez com que as pessoas voltassem para si, percebessem os próprios sentimentos e vissem que são capazes de reorganizar a própria rotina”, afirma. Ele acrescenta que esta vivência com a pandemia é uma situação que sai do nosso controle, já que a única coisa que podemos fazer é seguir as recomendações de segurança. “Acaba ficando muito difícil lidar com a questão social. Os hobbies levam as pessoas para ambientes diferentes e podem até mesmo fortalecer as relações familiares”, complementa.

A tecnologia ajudou muito no processo de adoção de novos hábitos e os aplicativos, que estimulam atividades que fazem bem à saúde mental, ganharam força. Atualmente é possível aprender praticamente qualquer coisa em canais do YouTube, podcasts e livros, e há inúmeras vantagens neste tipo de aprendizado: você não precisa de horário agendado, pode escolher o cantinho preferido da sua casa e pode rever o conteúdo quantas vezes quiser.

De acordo com Shimpo, por mais triste que seja o cenário trazido pela pandemia, a tecnologia trouxe um ganho que é a facilidade de aprender coisas online. “Foram desenvolvidos diversos canais virtuais que promovem a aprendizagem de esportes, culinária, música… As faculdades também se organizaram em plataformas e estão disponibilizando cursos e capacitações em diversas áreas. Como estamos vivendo isso há mais de um ano, já é comum as pessoas fazerem cursos e aprenderem coisas online. Esta é uma saída para diminuir o sentimento de ansiedade por não saber o que vai acontecer amanhã”, orienta.

Antes da pandemia, os psicólogos eram procurados para atender transtornos e dificuldades específicas dos pacientes, mas Shimpo afirma que esta característica mudou e que, cada vez mais, eles estão sendo procurados para auxiliar as pessoas na busca pelo equilíbrio mental. “Como psicólogo clínico, eu oriento as pessoas a não ficarem paradas, não permitir com que a rotina as deixe sozinhas, sem fazer nada. Busco incentivar a adoção de hobbies para que se sintam úteis e para reforçar a sensação de terem o controle sobre algo”.

De acordo com Shimpo, a saúde mental é uma questão de autocuidado e que o equilíbrio deste fator reflete diretamente em todos os aspectos da vida. “Quanto mais saúde mental e autocuidado, mais sensível a pessoa é às relações pessoais e mais resiliência ela tem”, aponta. Conforme ele, estas características são muito importantes no ambiente corporativo. “A psicologia do trabalho iniciou na época da Revolução Industrial porque se percebeu que as pessoas com saúde mental adequada eram necessárias para produzir resultados”, complementa.

Ele acrescenta que hoje se fala muito em autorresponsabilidade, e que as escolhas de cada pessoa devem ser pensadas levando em consideração os aspectos da saúde mental. Shimpo destaca que as empresas também precisam ter este olhar cuidadoso para os seus colaboradores. O controle da saúde mental reflete diretamente na produção do colaborador. “Se a pessoa estiver abalada com alguma situação, é lógico que a produtividade vai diminuir. Quanto melhor ela estiver consigo, mais qualidade terá em suas entregas”, conclui.

Que tal conhecer alguns canais que podem te ajudar a desenvolver habilidades importantes neste momento de pandemia?

Se você quer aproveitar esta fase para melhorar seu currículo, aproveite as diversas plataformas na internet que disponibilizam uma infinidade de cursos gratuitamente. A Universidade de São Paulo (USP) é uma das instituições que oferecem cursos em diversas áreas para qualquer pessoa que tiver interesse em aprender, a cobrança é realizada apenas se o aluno tiver interesse em adquirir o certificado de conclusão do curso. No site (https://www5.usp.br/ensino/cursos-on-line/) a instituição disponibiliza o caminho para as diferentes plataformas de videoaulas: YouTube, Coursera, Verduca, Univesp e E-aulas, a plataforma própria da instituição. Os temas são variados, apenas no Coursera há 17 cursos gratuitos com temas para todos os gostos, desde a criação de startups, passando por assuntos relacionados a marketing e vendas, área da saúde e matemática, entre outros.

Para quem quer um hobby, a internet também pode dar uma mãozinha. No YouTube é possível encontrar canais sobre praticamente tudo. A gastronomia está em alta. Um dos canais que chama atenção é A Receitaria. Com 1,25 milhão de inscritos, o canal traz receitas rápidas, fáceis de fazer e que ajudam qualquer um a sair da rotina e se sentir um pouco “Master Chef” na cozinha (www.youtube.com/c/AReceitaria/videos). Outro canal que une o gosto pelas receitas com o bem-estar é o Panelaterapia, com 1,5 milhão de seguidores (www.youtube.com/c/panelaterapia/videos). A vantagem de aprender a cozinhar pelo YouTube é que dá para ir assistindo e pausando as receitas, reduzindo o risco de errar ou perder algum detalhe.

Entre os aplicativos, os de meditação estão despertando o interesse de muitas pessoas. Há os que prometem ajudar a equilibrar a mente em pouco tempo com meditações guiadas, como o 5 Minutos. Gratuito e disponível para aparelhos com sistema Android ou IOS, as meditações deste app incluem trilhas sonoras agradáveis e orientações sobre respiração e postura. Os apps de meditação guiada são uma boa ferramenta para iniciantes, outra sugestão é o Medite.se. Criado por um brasileiro, este app também pode ser baixado em celulares Android ou IOS. A ferramenta oferece a possibilidade de baixar os áudios para que o usuário possa meditar mesmo quando estiver sem internet disponível.


Compartilhe com o universo

Compartilhar De olho na saúde mental no Facebook Compartilhar De olho na saúde mental no Twitter Compartilhar De olho na saúde mental no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *